» Notícias » Cultura » Ler notícia

02/09/2011
Inverno Cultural foi sucesso

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Milhares de pessoas prestigiaram o Inverno Cultural/2011

Atividades variadas e gratuitas esquentaram o inverno das famílias caieirenses.

O Inverno Cultural que anualmente é realizado para fortalecer ainda mais o conceito de cultura no município, este ano contou com uma grande variedade de atrações programadas especialmente para atender os mais variados públicos da cidade. O resultado ficou estampado em cada rosto, cada sorriso, cada olhar curioso. Entre as atrações concursos de pintura, audição de teclado, Vida e Obra de Tom Jobim, Show Sertanejo, Arena 5x5, Noite do Videokê, Arte Circense, O Planetário, Dança, entre outros.

AUDIÇÃO DE TECLADO - O salão principal do Centro Educacional e Cultural Izaura Neves – Cecin, ficou tomado de pessoas para assistir a abertura do IC, com audição dos alunos de teclado da professora Domitila Longo. A atenção, dedicação e respeito da professora foram destaques na noite. De toques simples a compassos complexos, os tecladistas se deliciaram com a afetuosidade da plateia.

CONCURSO DE PINTURA - Mais de duzentas obras foram inscritas no concurso de Pintura e Traços do Inverno Cultural - IC. Os críticos e jurados Marilda Marquesim, Susumo Harada, Pedro Quintanilha, Cibele M. M. Schiavo e Ofélia M. Sujar analisaram as obras, divididas em três categorias – Adulto, Infanto-juvenil e Revelação Caieiras. As peças permaneceram expostas até 31 de agosto, ao lado da série de esculturas Kbeças Okas do historiador e escultor S. Harada.

VIDA E OBRA DE TOM JOBIM – A vida e obra de Tom Jobim superou as expectativas em meio à leitura de textos que historiaram sua magia; Suas músicas foram apresentadas pelo professor de violão Luis Fumagali e seus amigos, com destaque para as vozes de Aírton da Conceição e Leonídia Garcia, cuja simpatia e técnica realçaram a performance do grupo e a grandiosidade de Jobim. O clima intimista e agradável fez da noite inesquecível expressão de emoções.

SHOW DE SERTANEJO - A agora ex-dupla sertaneja moderna Fred & Fábio se apresentou pela última vez no IC. O show teve participação da banda e amigos. A emoção da despedida envolveu a todos. Fred levará sua vida profissional para outros caminhos; Fábio agora se chama Fábio Strada e já prepara grande espetáculo no centro cultural, quando então dará grande salto em sua carreira solo.

ARENA 5X5 - O professor Chuim atraiu milhares de pessoas ao longo de mais de nove horas de atividades do Arena 5x5 - batalhas de grupos (crews) da cultura de rua street dance. Mais de trinta equipes se inscreveram e foram julgadas por corpo de jurados conhecidos e de renome. A “guerra” começou antes do meio-dia e seguiu noite adentro, atraindo milhares de jovens que passaram alternadamente pelo centro cultural. O Arena 5x5 deste ano foi também internacional. Equipes do Uruguai se juntaram às de outros estados do País para mostrar a força da cultura hip hop. Estava prevista presença de jurado francês que também se apresentaria no encontro. A expressividade do hip hop aliada à modernidade das redes sociais da internet levaram imagens e textos para o mundo todo, divulgando Caieiras e sua cultura.

NOITE DO VIDEOKÊ - Apostando sempre na inovação e na força da família caieirense, foi organizada a Noite do Videokê e Karaokê para misturar vozes nobres às vozes de pessoas cuja única intenção foi de participatividade. O cantor Josias – do programa do SBT Qual é a Música – emprestou seu talento em meio a dezenas de caieirenses que foram brincar na segunda-feira à noite. Centenas de pessoas – boa parte composta por crianças trazidas por seus familiares – se envolveram no clima de brincadeira e transformaram a segunda-feira fria de inverno num momento de troca de calor humano e confraternização.

ARTE CIRCENSE - Os professores Roseli e Bruno Edson e cinco de suas alunas se apresentaram no palco do salão principal para a criançada, incluindo alunos de escolas municipais. Malabares, equilibrismo, humor, simpatia, participação da plateia encantaram a manhã e tarde.

O PLANETÁRIO - A atração diferenciada deste ano ficou sob incumbência do projeto Astronomia. Um enorme planetário de 100m2 com 4,5m de altura foi montado para quatro sessões de mostra de slides. Os mistérios do universo e do cosmos foram discorridos por pessoal gabaritado, planetaristas especialmente treinados, e vistos por centenas de crianças e adultos.

NOITE DE AUTÓGRAFOS - Susumo Harada, artista plástico e jurado de artes, autografou seu livro Jaguamimbaba – Juquery 1825, no qual traz profundos estudos sobre a região nos tempos da descoberta do Brasil.

GRUPOS DE CORAL - Corais do Cecin e região trouxeram o encantamento romântico dos anos 60. Vestidos a caráter, os componentes conquistaram aplausos, sob coordenação da professora de canto Flávia Gonçalves. A qualidade vocal dos corais se mostrou à altura do evento. Os organizadores apresentaram ainda exposição de automóveis antigos no estacionamento. De kombis a fuscas, as “máquinas” encantaram amantes de automóveis. Na mesma noite, em meio à surpresa, o grupo de motociclistas do motoclube Cangoja, Galos do Asfalto, entrou no salão sobre motocicletas robustas, vestidos aos anos 60.

DANÇANDO - Os cursos do Cecin são certamente os mais procurados. E suas apresentações também, como o de dança, que no encerramento do IC, teve lotação absoluta do salão principal. Tango, dança clássica e de salão, street dance, forró e outros estilos mostrados por crianças e adultos – alunos e profissionais – envolveram a plateia no clima de alegria e espontaneidade. Diversos grupos de dança levaram diversidade de ritmos e fizeram do encerramento do IC 2011 um grande espetáculo.

“Nosso país é rico em cultura por conta de seu tamanho. Não temos só um tipo, como acontece em muitos países do mundo. Não é possível fazer cultura no Brasil somente com grandes shows ou grandes espetáculos. É preciso respeitar a diversidade e os gostos de todos. Um evento como o IC representa justamente esse respeito”, disse um visitante de uma das noites. Nicole Mazivieiro, da Escola Walther Weiszflog, comentou: “Achei muito divertido (risos); nunca vi nada igual”; Cristiane Rodrigues, da mesma escola, disse “fiquei emocionada, pensei que estava viajando pelo espaço” sobre o Espaço Cósmico. Maria Paula do Rosário, do jd. Eucaliptos, disse que ficou encantada com a noite do videokê: “Nunca tinha participado. Meu marido resolveu trazer a família. Vamos participar mais vezes”.
 



AIMPC