» Notícias » Cultura » Ler notícia

11/11/2011
Teatro: últimas apresentações

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Caieiras apresenta Nona Mostra de Teatro
Arte para Todos os Interesses

 

A 9ª Mostra de Teatro - edição 2011 – continua sendo apresentada gratuitamente no Centro Educacional e Cultural Izaura Neves – Cecin, entre os dias 11 e 15 de novembro.

Toda a Mostra é produto dos esforços dos alunos do curso gratuito de teatro, ministrado no Cecin pelo prof. Sérgio de Camargo. A equipe homenageia Gerson L. C. de Oliveira, ex-aluno de teatro, falecido há alguns anos.

 

“O Diário Mágico” tem texto infantil de Camargo, que revela as artimanhas de uma ninfa para tumultuar a vida de várias princesas que querem ser uma mais linda que a outra. Em “O Colecionador de Crepúsculos”, Camargo e sua equipe homenageiam o autor dramaturgo sul-caetanense Vladimir Capella. A peça destaca o folclore nacional a partir da vida de Luis da Câmara Cascudo, folclorista, estudioso social e ativista político nordestino que, durante décadas após os anos 30, brigou muito pela cultura nacional.

No espetáculo infanto-juvenil “Quando o Universo Conspira”, destaca-se a angústia de um adolescente apaixonado que não consegue demonstrar seus sentimentos. Os clássicos também são abordados na Mostra com a peça “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, dramaturgo de Portugal que viveu há cinco séculos e é considerado o pai do teatro português. A questão vida-morte-comportamento é amplamente avaliada nesse trabalho.

 

“Faustino” traz o cordel para o teatro de Caieiras. Camargo adaptou-o da autora Eliane Ganem, com humor cordial, para mostrar um conto popular nordestino que trata da problemática abordada em “Fausto”, do Goethe. Cristo e o apóstolo Pedro visitam um nordestino simplório, que os recebe bem. Por isso, tem direito à realização de três desejos, exceto dinheiro. A peça questiona a alma humana naquilo que ela possui de mais poderoso: a sua frágil semelhança a Deus.

A força da mulher é mostrada no espetáculo “Dona Xepa” num texto de Pedro Bloch. Xepa trabalha de sol a sol para sustentar os filhos, que a ignoram quando crescem. Os clássicos infantis voltam à Mostra com “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, em que o medo é abordado por outro ângulo por um fantasminha apavorado com os vivos.
E a arte de Dias Gomes é retomada no conhecido texto de “O Pagador de Promessas”, em que o personagem Zé do Burro tenta pagar promessa à Santa Bárbara, mas é impedido por autoridades.

 

E a fantasia que faz sonhar chega com “A Incrível Viagem”, texto infantil que mostra a infeliz Brisa, que não ter cor e resolve percorrer o mundo em busca da coloração perfeita. Descobre com as cores que o importante é ser - e não o ter - para ser feliz.

Um grande clássico vai ser mostrado no evento. “Um Bonde Chamado Desejo”, do dramaturgo estadunidense Tenessee Williams, foca o relacionamento da personagem Blanche Debois com a família da irmã grávida, a quem vai visitar em Nova Orleans. As entrelinhas da vida são discutidas na peça com auxílio de metáforas visuais, como o pequeno espaço do apartamento em que vivem.

 


Veja programação:
9ª. Mostra de Teatro de Caieiras
GERSON LUIS CANDIDO DE OLIVEIRA

11/11
14h00
A Incrível Viagem
Infantil

 

20h00
O Colecionador de Crepúsculos, de Vladimir Capella
Não-infantil
12/11
14h00
Quando o Universo Conspira,  de Caio Bortolotti
Infanto-juvenil

20h00
Dona Xepa, de Pedro Bloch
Não-infantil
13/11
14h00
Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado
Infantil

 

19h00
Um Bonde Chamado Desejo,  de Tennessee Williams
Não-infantil
14/11
14h00
O Diário Mágico, texto dos alunos de 2010
Infantil

20h00
O Auto da Barca do Inferno,  de Gil Vicente
Não-infantil
15/11
14h00
Faustino, de Eliane Ganem
Juvenil

 

20h00
O Pagador de Promessas,  de Dias Gomes
Não-infantil
 



SEMAC