» Notícias » Geral » Ler notícia

14/01/2012
Projeto do ecoparque está pronto, a execução...

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

O projeto está pronto, já a execução é outra conversa, se as promessas forem iguais as do viaduto, posto do inss, etc. os caieirenses vão esperar muito pelo parque, nova estação ferroviária e outras benfeitorias. Muita terra está sendo jogada na área do antigo mac/cac - e segundo opinião geral se não houver obras de drenagens, a rodovia vira porto, na época das chuvas. De qualquer forma é aguardar se as promessas serão cumpridas ou será mais um projeto de cunho político eleitoral, muito oportuno num ano de eleições municipais. O custo estimado  do projeto e das obras não foi divulgado, certamente pela dimensão envolve alguns milhões de reais. Como  diria o saudoso Antonio Molinari, sei não, acho que vem aí mais um troféu Pinóquio. 

Leia a matéria da aimpc na íntegra.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, entregaram à Prefeitura Municipal de Caieiras, no dia 27 de dezembro, o Plano Diretor e Projeto Funcional do Ecoparque Linear da cidade. O estudo foi realizado pela Companhia, em convênio firmado com a Prefeitura em 2009, com vista à construção do viaduto da Rodovia Tancredo de Almeida Neves.

O futuro parque terá mais de 443.000 m2 de área, sendo, em projeto, 17.600 m2 área construída. Serão construídos três núcleos de atividades: cultural, eventos e esportes. A recuperação da várzea do Rio Juqueri, que acontecerá por meio do enriquecimento da vegetação ciliar com plantio, pela CPTM, de 23.000 mudas de espécies nativas, se alia à própria implantação do parque, contribuindo para a contenção das cheias do rio Juqueri. Os lagos, com suas áreas de entorno, bem como as áreas verdes existentes, serão destinados a atividades turísticas, esportivas e de lazer.
O espaço foi disponibilizado pelo município, ficando a CPTM com a responsabilidade de desenvolver os estudos, projetos e ações de compensação ambiental, assim como elaborar o Plano Diretor e Projeto Funcional. As diretrizes do projeto foram estabelecidas por grupo técnico formado por representantes da Companhia, da Prefeitura de Caieiras e da comunidade local. Elas constituem a base do projeto de lei complementar cuja minuta foi elaborada tendo em vista sua incorporação ao processo de revisão do Plano Diretor Municipal, em discussão.
PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO - Tendo em vista a preservação e a recuperação dos edifícios históricos da Companhia Melhoramentos para usos culturais, por meio de sua readequação, essas construções também foram objeto de minuciosos levantamentos histórico, físicos e arquitetônicoconstrutivos que servirão para orientar intervenções desejadas, a qualquer tempo.
O Ecoparque será um importante equipamento urbano e um polo de atração de atividades em âmbito regional. Sua conexão com a nova estação Caieiras, que será construída próximo à atual, intensificará os efeitos da modernização da ferrovia na qualificação da sua inserção urbana e da mobilidade regional, valorizando a integração trem-ônibus-automóvel-bicicleta e estimulando a circulação de pedestres e ciclistas. A maquete apresentada no evento ficará em exposição até o dia 31 de janeiro de 2012, no anexo da Câmara Municipal para visitação pública.
Como será o Ecoparque de Caieiras
O trabalho de elaboração de projetos está dividido em 3 setores de intervenção. O primeiro setor, denominado “Centro de Eventos”, corresponde à área do antigo MAC, atual área do Parque Ecológico de Caieiras (PEC) e prevê ainda a construção de um Anfiteatro Multiuso (Artes Cênicas, Dança, Bailes, Conferências, etc.) e de duas marquises moduláveis para recepção de Feiras, Exposições e eventos do gênero, com salas de apoio e o chamado Palácio dos Conselhos que servirá para a promoção de ações de cidadania. Está prevista, também, a disponibilização de mais de 450 vagas de estacionamento, área livre de lazer e esportes de baixo impacto, ciclovia de integração e área de caminhada e passarela aérea para pedestres que ligará os setores ambiental e cultural, que envolve o lago e os prédios históricos da Cia. Melhoramentos.
O segundo setor, denominado “Área de Desporto”, compreenderá o atual Velódromo e as áreas adjacentes, entre a Av. 14 de Dezembro, a Ferrovia e a Rua João Dártora. Os estudos indicam a vocação da área para a implantação de um Parque Temático do Idoso, com a instalação de um parque aquático e equipamentos poliesportivos voltados com prioridade para a melhor idade. O plano também prevê a rearticulação do sistema viário entre a Av. Assis Crema e a Rua João Dártora, e a criação de pista de caminhada e ciclovia.
O terceiro setor em planejamento compreende a recuperação ambiental da área do lago (em frente ao Centro da Cidade e ao lado dos trilhos da CPTM), com a implantação de equipamentos de lazer de baixo impacto, descanso, integração comunitária e contemplação aliado à com medidas de proteção ecológica e hidrológica. Compreende este setor os prédios tombados da Cia. Melhoramentos, onde se estuda a criação de um Complexo Cultural, com oficinas, área de pequenas feiras, mini-centro comercial e de apoio.

Revogação de doação, garantiu 2 milhões aos cofres públicos
Este projeto só poderá se tornar realidade por causa da revogação de uma lei da administração anterior que doava uma área municipal para a SABESP. Com a revogação, o prefeito conseguiu que a SABESP, que é uma empresa de economia mista (parte do Estado e parte privada), pagasse cerca de R$ 2 milhões pela área onde construirá uma das estações de tratamento de esgoto da cidade. É exatamente este dinheiro que tornará possível o início das obras do parque.

Uma nova estação ferroviária será construída
O secretário Jurandir Fernandes anunciou ainda a construção de uma nova estação de trens em Caieiras. Segundo ele foi publicado edital para contratação de revisão do projeto básico e elaboração dos projetos executivos. Os envelopes serão abertos no dia 07 de fevereiro.
Outras estações da Linha 7-Rubi também serão modernizadas. Já foram publicados os editais de licitação para contratação dos projetos ambientais e executivos, além da revisão dos básicos das seguintes estações: Perus, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Pirituba, Caieiras, Baltazar Fidelis, Várzea Paulista, Lapa, Piqueri, Vila Clarice e Água Branca. A previsão é iniciar parte das obras entre o final de 2012 e início de 2013, caso não haja nenhuma paralisação administrativa ou judicial no processo licitatório.
A nova estação de Caieiras contará com todos os ítens de acessibilidade, como escadas rolantes, elevadores, piso e rotas táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e sanitários exclusivos para usuários com mobilidade reduzida.

 



Edson Navarro