» Notícias » Geral » Ler notícia

27/01/2012
Eco Parque, divulgação e esclarecimento de dúvidas

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Encerramento da primeira fase presencial de divulgação do Projeto do Eco-Parque Linear de Caieiras (I Etapa), que conta com monitoria treinada para esclarecer dúvidas sobre os levantamentos de campo e trabalhos de engenharia desenvolvidos pela SEMMA/PMC, através da empresa URBIPLAN, com o patrocínio da CPTM. Neste dia 28/01, das 9:30 às  17:00 horas,excepcionalmente, o Anexo da Câmara Municipal de Caieiras estará aberto à visitação e apresentação das maquetes e do projeto. Aproveite! Segunda (30/01), ainda estaremos no Anexo (9:00 às 16:00 horas) e dia 31 desmobilizaremos a mostra para montagem no CECIN. A partir de 01 de fevereiro, a exposição ficará temporariamente no Centro Cultural, com monitoria disponível mediante agendamento prévio pelo telefone da SEMMA/PMC: 4442.2291 (Mauri ou Gabriel). A partir de Março, iniciaremos a exposição itinerante, em Escolas, Igrejas e Associações, com monitoria e palestras sobre o projeto. Caso seja do seu interesse, pedimos a gentileza de entrar em contato (4442.2291 - Sandra Santos). O primeiro passo para a realização do Eco-Parque Linear Linear já foi dado e a custo zero para o povo caieirense (esta fase custou 1/2 milhão de reais). O Projeto já está na pauta de prioridades da política da cidade, lembrando que Meio Ambiente e Saúde Pública, andam juntos, resultando na satisfação de um direito de cidadania/qualidade de vida, mas a sua opinião pode contribuir para o aperfeiçoamento das próximas etapas do Plano. Conheça o projeto e participe da sua implementação.

Todos os estudos, sondagens e o Projeto de Engenharia, com suas plantas e desenhos. As maquetes são um dos menores custos de todo o
trabalho. Quem pagou foi a CPTM como compensação ambiental e urbanística do Projeto da Nova Estação Ferroviária, pois não havia projeto de integração com o Parque Linear, e a SEMMA/PMC exigiu deles esta adequação. Foi um ganho pois esta obrigação é da cidade. Com isso a cidade ganhou o Projeto da primeira etapa do Eco-Parque (pois o Parque Linear previsto em Lei do Plano Diretor é de toda a várzea do Juquery, incluindo os córregos Cresciúma, Abreus  e Cavalheiro, que são os maiores) e vai ganhar uma parte da sua execução, com o plantio e a manutenção de 23.000 mudas, até 2013. Ainda é possível que a CPTM venha a participar da execução de algumas obras de interesse para o Parque, a depender do andamento das obras do viaduto e da nova Estação Ferroviária.

 



JAS