» Notícias » Geral » Ler notícia

17/02/2012
Folia Carnavalesca

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Carnaval em Caieiras Aposta nas Ruas

O Carnaval em Caieiras está mais rico, tanto no aspecto de imagem, como no de quantidade e, agora, no de modalidade. Blocos de rua se unem à já tradicional escola de samba para aliar a alegria natural dos três dias à fantasia e à descontração do povo caieirense.

O carnaval será em fevereiro. A Escola de Samba Unidos das Laranjeiras, com o tema reciclagem, desfila nos dias 20 (domingo) às 20h00, na avenida Armando Sestine do Jd. dos Eucaliptos, e 21, às 19h30, na avenida das Laranjeiras, em Laranjeiras. No ano passado, a experiência de desfilar em dois bairros mostrou-se bastante oportuna, o que fez com que a população se manifestasse favorável à repetição, neste ano. O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Vila Industrial traz várias alas, bateria, passistas etc. para desfilar sua alegria e disposição na noite do dia 20, em Laranjeiras.

Já os blocos carnavalescos saem uma semana antes. O Bloco do Renatão passeia pelo centro da cidade no dia 10 (quinta-feira), às 17h00, partindo da esquina da rua João Dártora com a avenida 14 de Dezembro. A ideia da criação do bloco é dos músicos Peroba, Mael e Rafael, uma homengagem a Renato Massinelli, antigo músico da cidade. O trabalho dos três amigos, agora fortalecido pelo apoio e pela participação da “ala da Cultura” da Secretaria Municipal da Ação Cultural (professores, alunos, funcionários e amigos), traz de volta à sociedade o sentido de carnaval popular de rua. “Em dias de festas, ‘seu’ Renato saía às ruas da cidade para levar sua alegria. Aproveitava para angariar prendas e atrair participantes para o desfile. Usava um chapéu diferente em cada momento, desde um simples boné a um grande ‘sombrero’”, informou Peroba em entrevista no ano passado. É por isso que o único pedido que se faz é que todos saiam com algum tipo de chapéu. Quanto mais inusitado o modelo, melhor.

Pela primeira vez, o carnaval de Caieiras conta também com a participação do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Perseverança de V. Rosina, com apoio da Secretaria da Cultura. O coordenador Adilson Goulart informa que o desfile parte às 17h00 do dia 19, da avenida Otávio Spigarollo, de frente da Igreja Madre Cabrini. O tema escolhido é justamente o retorno da V. Rosina ao carnaval e o progresso de Caieiras. O professor de percussão Mestre Alemão (responsável por um dos dezessete cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria da Cultura) dará sua contribuição voluntária para a evolução da bateria. Demonstrando grande satisfação com a atividade, está empenhado em colaborar com a Secretaria da Cultura.

A secretária da Ação Cultural, dra. Tânia Shibata, mostrou imediato interesse cultural na ideia de participar, no ano passado. De simples ideia, passou à ação efetiva. Neste ano, além de apoiar o Bloco do Renatão, a secretaria também se pôs à disposição para o Bloco Unidos da Vila Rosina. “A proposta de trabalho da Secretaria da Cultura é também resgatar as origens da cultura brasileira, trabalhando para que o brasileiro tenha orgulho dela. Por isso tanto apoio aos blocos e ao carnaval de rua em geral”, diz a secretária da Cultura, dra. Tânia Shibata. “Esta cidade merece todo nossa disposição em tornar a sociedade mais alegre e feliz.”



AIMPC