» Notícias » Geral » Ler notícia

28/02/2012
Unidade móvel de castração

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Inovador, este serviço é oferecido apenas em mais duas cidades brasileiras, que são Americana e Curitiba, no Paraná.

 

A prefeitura de Caieiras, em uma medida inédita, iniciou o cadastramento de animais para a castração gratuita que será iniciada a partir da próxima semana. Trata-se da implantação da unidade móvel de controle populacional de cães e gatos de Caieiras que funcionará em um ônibus totalmente adaptado para este tipo de procedimento e que serão realizados por profissionais da área da saúde qualificados.

O primeiro cadastramento ocorreu, no Velódromo, nos dias 23 e 24 de fevereiro, para os procedimentos que serão feitos na segunda-feira, dia 27. Entretanto, quem não fez o cadastro poderá comparecer no mesmo local nos dias 1, 2, 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de março, para agendar as castrações que serão realizadas nos dias 5, 12, 19 e 26 de março. Depois do centro, o ônibus circulará também nos bairros da cidade, com programação a ser definida e divulgada com antecedência.

INSCRIÇÃO - Para inscrever-se o proprietário do animal deverá comparecer ao local, portando o  RG e comprovante de residência. No dia da inscrição não é necessário levar o animal. Vale lembrar que as cirurgias serão somente de castração para cães e gatos de, no mínimo, quatro meses de vida. Não serão realizados outros tipos de tratamento no animal. O objetivo é o controle populacional desses animais, evitando que novos animais fiquem largados na rua vivendo sem tratamento adequado.

PÓS-OPERATÓRIO - Vale lembrar que os donos serão responsáveis pelos cuidados pós-operatórios que deverão durar cerca de sete dias. Quanto aos animais de rua, os chamados “cães comunitários”, será necessária a atenção de um voluntário cuidador que o receba em casa durante esses dias de convalescência.

Por dia serão realizadas cerca de 10 cirurgias, podendo aumentar conforme a demanda. A cirurgia é realizada em aproximadamente 15 minutos, mas todo o processo operatório leva em torno de 1 hora variando de animal para animal.

UNIDADE MÓVEL - O veículo é dotado de três compartimentos: o pré-operatório, o cirúrgico e o pós-operatório, todos com equipamentos essenciais para as cirurgias como pias, mesas cirúrgicas e auto-clave (equipamento para esterilização instrumental).

A equipe que atua na Unidade Móvel de Castração é composta de um motorista, uma recepcionista, um ajudante de cirurgia, um cirurgião médico veterinário, além de responsáveis pela limpeza do ambiente.
 



JAS