» Notícias » Geral » Ler notícia

29/02/2012
Morre o Maestro Sergio Valbusa

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Maestro Sergio Valbusa- falecido em 28-02-2012

O Maestro e a história da Música em Caieiras se confundem, tornando impossível separar um do outro. Entre centenas de composições foi o autor do Hino de Caieiras.

Texto de Dezembro de 2004- Entrevista do Maestro ao Jornal Reg.News sôbre a 

Corporação Musical Melhoramentos.

A Corporação Musical Melhoramentos de Caieiras tinha exibição garantida em diversas ocasiões, em várias localidades.
As inúmeras apresentações da Corporação Musical Melhoramentos de Caieiras, dentro e fora da "Cidade dos Pinheirais", provam a coleta de bons frutos de uma semente plantada em 1958, por Sergio Valbusa. A orquestra foi uma das precursoras no primeiro desfile de bandas e fanfarras após a emancipação de Caieiras.

Nesses anos de exibição o repertório estendeu-se desde a clássica até a sertaneja, contando com obras de autoria nacional e estrangeira e, é claro, as músicas e arranjos elaborados pelo próprio maestro caieirense, ainda executados por bandas de todo o Brasil.

Na década de 60, a Corporação Musical Melhoramentos se apresentou no ginásio do Pacaembu, no final do Campeonato Brasileiro de Futebol de Salão. Também participou do Festival de Inverno, em Campos do Jordão, se apresentou em Bom Jesus de Pirapora, que até hoje tem anualmente romarias rumo à cidade do interior paulista, além de sempre ser convidada de honra no aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, para tocar na "Semana do Zequinha de Abreu", cantor de samba e chorinho natural da cidade.

A orquestra tocou na rádio Tupi e, devido à apresentação que agradou os diretores e radialistas, foi convidada a retornar para mais uma exibição. "O apresentador Pedro Luiz ficou maravilhado em ver como eu conseguia manter a disciplina na banda e pediu para executarmos outras músicas por mais meia hora", lembrou o maestro que também recebeu convite, na mesma época, para tocar na rádio Record.

Sergio Valbusa relatou um caso inusitado em uma das apresentações da Corporação, quando a banda deixou de ser coadjuvante para ser atração principal. Tratava-se de uma exibição em um rodeio organizado no Parque da Água Branca, na década de 80, na qual o maestro Sergio Valbusa resolveu variar o repertório e durante todo o espetáculo regeu a orquestra com músicas mais modernas, incluindo Roberto Carlos. A ousadia chamou a atenção dos expositores e convidados.

"A atração ficou voltada para a orquestra e não mais aos cavalos, que ficaram em segundo plano. A polícia teve até de reforçar a segurança", recordou, saudosista.


N.R. Nas páginas do JAS existe muitas matérias feitas ao longo dos anos sôbre o Maestro.

 



Edson Navarro