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26/03/2012
A controvertida função da merenda escolar

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Se for pelo rostinho de satisfação, nota dez para a merenda

 

A maioria das crianças só vai  à escola para comer, continuam não aprendendo muita coisa dizem inúmeros críticos da merenda escolar. Outros pregam a importância do aprendizado garantido pela alimentação, criança com fome não aprende nada. Quem tem razão ? -  as duas correntes tem, nossas crianças são muito mal alfabetizadas, as estatísticas mostram isso. Desculpas esfarrapadas sobram para explicar o porque dessa situação, teorias utópicas mais ainda, e a criança vira adolescente, chega e sai da faculdade um beócio (vide pérolas do Enem). Não mais que 10% conseguem se transformar em profissionais  capacitados, terá sido culpa da merenda ou da falta dela ? - ou  o que​? - recursos para a educação são garantidos pela Constituição, 25% da receita do Município, mas são bem aplicados? . Construir escolas vistosas garantem um mínimo aprendizado ? - fraudes e mais fraudes na aquisição de alimentos da merenda justificam mantê-la ?. No País do faz de conta, o aluno finge que aprende, o professor finge que ensina e o governo finge que remunera o educador, não é a toa que estamos nos últimos lugares no mundo em qualidade de educação, mas as estatísticas vão bem, obrigado. Afinal todos são aprovados, alfabetizados ou não. Os responsáveis pelo ensino público, comumente  se vangloriam de distribuir uma excelente merenda, mas se calam na hora do excelente ensino.



Edson Navarro