» Notícias » Geral » Ler notícia

28/03/2012
Combate a tuberculose tem sido eficaz

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

 

O setor da saúde de Caieiras recebeu mais um importante prêmio. Desta vez, foi a única cidade da região premiada com relação ao trabalho de Intensificação de Busca de Casos de Tuberculose no Estado de São Paulo. A premiação foi concedida pela Coordenadoria do Controle de Doenças do Estado e pela divisão de tuberculose e outras pneumopatias da secretaria de Estado da Saúde.

O prêmio foi conquistado devido ao constante trabalho do departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura visando a prevenção e o tratamento da tuberculose. Durante o primeiro trimestre de 2012 Caieiras já atingiu a meta. Foram realizadas buscas ativas em 1027 pessoas com sintomas, ultrapassando a meta que seria de cerca de 800 atendimentos. Destes, cerca de 220 pacientes foram encaminhados para realizar exames específicos, mas nenhum novo caso positivo foi detectado. Hoje, o município tem cerca de 12 pacientes em tratamento, com medicamentos fornecidos pela própria rede pública. Destaca-se, ainda, o alto índice de cura dos pacientes caieirenses, que hoje chega a 100%.

A secretaria de Saúde da cidade de Caieiras mantém o atendimento e prevenção à doença, por meio de sua equipe de Vigilância Epidemiológica que está sob o comando da enfermeira Almara Alessandra Checoni. Além da equipe especializada no tratamento e prevenção, são fornecidos os medicamentos e acompanhamento do paciente em tratamento. Neste trimestre os trabalhos foram intensificados na UBS da Vila dos Pinheiros e no PS Central.

O que é a tuberculose: A doença, segundo a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), faz cerca de 90 mil vítimas todos os anos no Brasil. Medidas preventivas e tratamento adequado são fundamentais para evitar que a doença se alastre, pois cada portador pode contaminar até dez pessoas ao ano.

Com alta incidência no Brasil e no mundo, a tuberculose ocupa o quarto lugar entre as mortes por doenças infecciosas e é uma das dez causas mais freqüente de internação no país. Tem como principais sintomas a tosse persistente por mais de três semanas, febre geralmente baixa no final da tarde, sudorese intensa principalmente à noite e perda de peso. Apesar dos números expressivos no país, o diagnóstico é feito pelo exame de escarro, um método simples, barato e disponível em território nacional. Além disso, a radiografia de tórax pode sugerir e indicar a necessidade de coleta do exame de escarro.
 



AIMPC