» Notícias » Meio Ambiente » Ler notícia

13/04/2012
Bióleo x Lixão

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Onde foi parar o projeto de tratamento de resíduos de 1ºMundo ? a foto mostra um aterro comum.

Leia a matéria abaixo sôbre o projeto Bióleo, muito bom. Agora vamos pensar um pouco: a empresa que patrocina essa boa prática de política pública, é a mesma que silencia sobre a execução do projeto do aterro sanitário, mais conhecido como lixão. Essa preocupação demonstrada com o meio ambiente num projeto de pequeníssima proporção, praticamente sem nenhum custo, não é a mesma com o tratamento dos resíduos do lixão, senão vejamos: além do mau cheiro constante causando problemas de saúde na população, lama de mercúrio é depositada lá, nesse caso a empresa realiza palestras nos bairros ? - claro que não, isso implicaria em enormes gastos, inclusive com plano de evacuação da população, em caso de acidente.  O Prefeito apoia o bióleo mas não se manifesta sobre o lixão, e a população? - bem, essa é aquela de sempre, manipulada. Nas próximas eleições quem sabe o eleitor se lembre que o prefeito anterior foi o autor da lei e o atual omisso.

Matéria recebida da Assessoria de  Imprensa da Prefeitura

Projeto Bióleo:
Caieiras é destaque nacional por 'Boas Práticas em Políticas Públicas'

A cidade de Caieiras é novamente destaque em função do projeto Bióleo, implantado na cidade pelo prefeito Hamamoto

Caieiras está entre as 30 melhores do Brasil pelas “Boas Práticas de Políticas Públicas do Brasil”, conforme anunciou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que irá premiar as 28 melhores práticas do Brasil durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que vai acontecer no Rio de Janeiro, em junho próximo.

O projeto BIÓLEO é um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento do trabalho realizado em Caieiras. Antes, cerca de 25 mil litros de óleo eram jogados fora e inutilizados todo o mês. Com a implantação do programa 'Bióleo Duplamente Sustentável', iniciado e levado adiante no governo Hamamoto e gerido por Teodora Tavares, a diminuição desse desperdício e do impacto ambiental já chega a 20%.

A coleta estimada de óleo com o objetivo da sustentabilidade, é de 3 mil litros mês, envolvendo aproximadamente 3 mil residências caieirenses que contribuem com o projeto. Entretanto, essa coleta pode ser maior, uma vez que a capacidade de armazenamento do posto de coleta de óleo da cidade é de 5 mil litros.

DANOS AMBIENTAIS - Para ajudar na adesão do projeto pelos moradores da cidade, são feitas palestras em todos os bairros com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse projeto, explicando que um dos grandes problemas existentes na rede de esgoto é causado pelo acúmulo de óleo de cozinha que é jogado nos ralos das pias, o que entope a rede. Além disso, esse óleo pode contaminar a água existente nos lençóis freáticos, se entrar em contato com o solo, e servir de alimento para ratos e baratas, responsáveis pela proliferação de doenças, como a leptospirose. O óleo também impermeabiliza o solo existente nas margens dos rios, impossibilitando que a água seja absorvida pela terra, contribuindo com as inundações que tanto assolam nossa região em épocas de chuva.

RENDA DO BIÓLEO AJUDA ENTIDADES SOCIAIS – Com a renda arrecadada na reciclagem do óleo de cozinha, o Bióleo ajuda associações de amparo a deficientes físicos e outras entidades. A Associação dos Deficientes de Caieiras por exemplo, mantém ajuda para cerca de 100 deficientes, 52 idosos e 150 crianças. Além disso, essa verba garante transporte para desempregados, pessoas carentes ou doentes se locomoverem, a internação de dependentes químicos, consultas médicas e o encaminhamento a dentistas e advogados para aqueles que não têm condições de pagar pelo serviço.



Edson Navarro