» Notícias » Geral » Ler notícia

06/06/2012
Corpus Christi

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

 Feriado de Corpus Christi é mais um daqueles dias em que maioria dos religiosos faz questão de respeitar.
Em informações de pesquisas na Web, conta-se que tudo teve origem em 1.243, Liege -Bélgica, onde a freira Juliana de Mont. Cornillon teria tido visões de Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse então  celebrado  pelos fiéis.Mas somente em 1.264 o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja  onde leituras e textos litúrgicos deveriam ser usados em toda a celebração.
A partir de então outros países foram adotando o ritual que como regra deveria ser executado exclusivamente às 5ªs feiras, uma  alusão à quinta feira Santa, dia da última ceia realizada entre Jesus e seus apóstolos.Esta comemoração serviria então, para fortalecer a lembrança do filho de Deus entre os homens.E pelo pão e o vinho, sua carne e seu sangue, se faria também a celebração da vitória e triunfo sobre  a morte e ressurreição.
No início não havia procissão. Mais tarde porém ,já no período barroco, o desfile da Hóstia  e do ostensório passou a fazer parte dos testemunhos de fé ,gratidão e lembranças de Cristo.
Aos poucos novos hábitos foram sendo acrescentados à tradição religiosa.Aqui no Brasil,de Ouro Preto,foi herdado  o costume de se enfeitar as ruas.Belíssimos tapetes coloridos passaram a ser executados para a festa do Corpus Christi.Em São Paulo diversas cidades,como Atibaia, Santana do Parnaíba,Pirapora  seguem o exemplo, cobrindo ruas e vielas com imensos tapetes de flores,serragens e folhas.Tudo sempre muito colorido,muito harmonioso e principalmente  extremamente  mensageiro de fé e religiosidade.
Não sou conhecedora do assunto.Nem tão pouco muito estudiosa do evento.Sei pouco e por isso prefiro não detalhar.
No entanto, mesmo sendo leiga e pouco praticante dos ritos católicos, não poderia deixar de me admirar com a beleza dos preparativos e com o objetivo em si.
Ideologias à parte, os rituais religiosos, coerentes ou não,metafóricos ou não,exagerados ou não nada mais são do que a cultura de um povo. Negar isso seria absurdo.
Queira ou não, nós humanos somos seres carregados de crenças .Tradições delineiam nossas vidas,norteiam nossas decisões e nos encantam muito mais pelo mistério do que pelas certezas.Talvez aí, resida o encanto de tudo.
Por isso gosto destas festas,gosto de ver procissões,admiro a execução destes tapetes multicoloridos e respeito esta  adoração que as pessoas reservam a seus  anjos e santos.
Não  faço questão de racionalizar  e nem me preocupo em buscar  muitas explicações para estes gestos e comportamentos .Conclusões elitizadas  não vem ao caso.
Prefiro simplesmente  admirar,valorizar e acima de tudo enaltecer a determinação destas pessoas que por fé se dedicam a tão belo trabalho.Um lenitivo à nossa alma e aos nossos olhos,sem sombras de dúvida.
E em tempos de tanta violência e egoísmo é um conforto saber que a simplicidade, de certas tradições, ainda permanece tão forte.Por isso torço para que festividades,  como a de Corpus Christi,  não morram nunca e que   continuem em nosso cotidiano como forma de fazer ressuscitar também  em nós os bons  hábitos  ,costumes pitorescos  e  valores muito mais  saudáveis. Tudo  isto ,magnificamente  essencial ao bem  viver.                        
 



Fatima Chiati