» Notícias » Geral » Ler notícia

23/10/2012
Teatro: a 10ª mostra começa dia 1 de Novembro

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

A Prefeitura do Município de Caieiras e a Secretaria Municipal da Ação Cultural apresentam a Décima Mostra de Teatro no Centro Educacional e Cultural Izaura Neves – Cecin, com início já no primeiro dia de novembro, com entrada franca em todos os dias. Neste ano, nove trabalhos terão espaço no palco do centro cultural como demonstração dos esforços dos alunos do curso gratuito de teatro, ministrado no Cecin pelo prof. Sérgio de Camargo há muitos anos. Camargo é responsável também pela organização das apresentações da Paixão de Cristo, evento que já se tornou marco em Caieiras por conta da grandiosidade.

Novamente, os organizadores homenageiam Gerson L. C. de Oliveira, ex-aluno de teatro falecido há alguns anos, cujo nome identifica o evento. A supervisão da criação dos textos, da montagem e da apresentação é feita pelo prof. Camargo, que dirige as cenas com a competência já conhecida por todos, auxiliado na co-direção por Ricardo Pitanga. Os ensaios tiveram início em junho para que tudo corra a contento.
Artes cênicas é um dos cursos mais antigos do centro cultural, portanto, dos mais buscados. Por ano, centenas de alunos se inscrevem a fim de dar asas à veia artística. Ao longo do tempo, Camargo já se deparou com grandes atores amadores. Nesta décima mostra, 70% dos alunos têm alguma atividade, o que demonstra o nível de engajamento; a inclusão de textos clássicos – Shakespeare e Molière - é estratégia da direção para pôr os alunos em contato com um universo teatral maior.


Quero a Lua (dias 01 e 11, às 14h00) é comédia infantil em que uma princesinha mimada adoentada promete tomar remédio amargo se ganhar a Lua de presente. Sua mãe convoca então as sábias do reino para solucionar o impasse, criando-se muitas situações engraçadas.

Este Ovo é um Galo (dias 01 e 08, às 19h30), comédia não infantil, mostra o mundo das fraquezas humanas, quando alguns moradores de certa cidade distante envolvem todos os munícipes em aposta sobre determinado ovo de galinha. 

O Doente Imaginário (dia 02-14h00; dia 15-19h30) também explora a fraqueza humana, mostrando as peripécias de um milionário viciado em remédios e amedrontado por doenças que acha ter.


Sonho de Uma Noite de Verão (dia 02 e 11, às 19h30) é uma das comédias mais vistas de William Shakespeare - escritor inglês que nasceu nos fins do sec. XIV e é tido com o mentor do teatro dramático - e apresenta as trapalhadas de artesãos que montam uma peça teatral para o casamento do rei de Atenas com a rainha das amazonas, com presença do rei dos elfos e da rainha das fadas, em meio a problema amorosas da filha de um grande nobre.

A Bruxinha que Era Boa (dias 03 e 09, às 14h00) é também comédia infantil sobre uma escola que ensina maldade às alunas bruxinha, mas nada consegue ensinar a Ângela, pois ela está ali somente para aprender a pilotar vassoura a jato, sua paixão.


Outra comédia que vai cair no gosto do público é O Crime da Cabra (dias 03 e 09, às 19h30) quando a uma tragédia comove uma cidade inteira durante a venda do animal em feira livre de certa cidade.

O Rei Leão (dias 04 e 10, às 14h00) vai encantar a criançada com a luta de Simba para recuperar o trono do reino da floresta que, após a morte de seu pai, foi roubado por seu tio Scar.


Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, viveu nos meados do século XV e é considerado o pai do teatro da sátira crítica. Está presente na mostra de teatro do Cecin com O Tartufo (impostor) (dia 04 às 19h30; dia 15 às 14h00), texto que traz as artimanhas que um religioso usa para enganar um benfeitor.

A nona e última peça é Cala a Boca Já Morreu (dias 10 e 14, às 19h30), com temática leve mas não indicada para menores, que mostra em várias esquetes a vida de um migrante que busca oportunidade de melhoria de vida na grande cidade de S. Paulo.

Esta será a primeira versão da Mostra de Teatro de Caieiras sob a gestão da secretária de Cultura professora Adriana Fumagali. Sobre o trabalho, ela diz: “este evento vem somar à missão de proporcionar à população de Caieiras acesso público e gratuito a uma programação cultural diversificada e de qualidade. Muito importante lembrar que todos os envolvidos neste evento estão diretamente ligados ao Centro Cultural de Caieiras, que vem se mostrando um polo de fomento artístico de qualidade”. A secretária de cultura ainda ressalta a característica transformadora da arte que, além de transformar o artista, também transforma o espectador. Já o professor Camargo retrata o evento como “a melhor forma de mostrar para o público o trabalho desenvolvido na área de teatro no centro cultural e, para os alunos, como é a montagem de um espetáculo, pois eles participam diretamente de todo o processo”.
O centro educacional – Cecin – fica na Rua Argentina, 400 – Centro, com o telefone 4442 7011 disponível para mais informações.
 



SEC.M.CULTURA