» Notícias » Geral » Ler notícia

27/10/2014
Vox Populi : mais quatro anos de PT

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

O resultado da votação foi apertado mas Dilma acabou ganhando mais quatro anos, e agora Dilma?. Depois de descarrrilar o trem da economia, a batata quente da reativação econômica acabou nas suas mãos, pura justiça divina diria um religioso. 

A imprensa tem definido a vitória como "matemática" isso quer dizer que ganhou mas não levou?. Certamente o segundo mandato vai requerer um esfôrço hercúleo, em primeiro lugar recuperar a confiança dos empresários e investidores, deixar de fazer "bondades" setoriais para fazer as reformas que o País precisa, tributária por exemplo. 

Dilma disse que vai mudar o ministro da fazenda, Guido vai para casa curtir a merecida aposentadoria, ou talvez continuar dando umas aulinhas, enquanto isso  a especulação come solta , quem será o futuro ministro ?- Mercadante é um bom nome, pelo menos sabe voltar atrás quando necessário.

Depois da tempestade eleitoral vem as interpretações e as dúvidas, afinal porque Dilma ganhou, ou foi o Lula mais uma vez que levou a taça?. Análises vão surgir a vontade, por exemplo, qual a influência que o bolsa família e os demais programas sociais tiveram no pleito ?. Somados os votos na oposição, brancos, nulos e abstenções a situação da presidente eleita não fica nada confortável, ela vai conseguir o apôio necessário para fazer um bom govêrno ?.

As velhas raposas do Congresso Nacional ficam como sempre na espreita, esperando  a definição do rumo da nau dos petistas. Petrobras e outros escândalos devem ficar em banho maria por uns tempos, se a novel presidente não mostrar a que veio no segundo mandato,  serão os primeiros a pular do naufrágio.

De qualquer forma não é preciso ninguém sair do País por conta da vitória do PT, nem acreditar em conspirações  totalitárias de esquerda, as forças contrárias não deixariam isso acontecer. Muito se comenta sobre o aparelhamento do estado brasileiro, como se isso não acontecesse com todos os partidos que exerçam o poder, a esquerda é a face direita do poder e vice verso. 

Mas dirão os filósofos do apocalipse, e o apôio dado a govêrnos totalitários despejando bilhões de dólares neles como fica ? - não fica,  é  burrice ou o que valha, talvez reminescências de um passado morto e enterrado, o comunismo. Ou talvez, sandice de algum mentecapto que acreditou ser estadista sem nunca ter sido marxista. Marxista ? - o que é isso mesmo ? - socorro mamãe.

 

 



Edson Navarro