» Notícias » Geral » Ler notícia

27/02/2015
Vereadores criam CPI em cima da Essencis

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Vamos torcer para não acabar na saborosa

Na última sessão da Câmara Municipal de Caieiras, os vereadores aprovaram por unanimidade a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para averiguar as atividades e cumprimento de projeto por parte da Essencis.

Na pauta deve entrar a quantidade de resíduos que entra diariamente no aterro, vindo de outros municípios, inclusive os restos toxicos como lama de mercúrio, etc. O projeto original da antiga Cavo foi vendido como de “primeiro mundo”, anos depois o que se vê é um aterro sanitário melhorado, não há  triagem muito menos reciclagem.

O aterro  foi apelidado de o maior lixão do mundo, nada a ver com a promessa e EIA RIMA apresentado para a população caieirense, o mau cheiro  não para, fede dia e noite na antiga cidade dos pinheiras. Denúncias de contaminação do lençol freático por resĩduos industriais de extrema toxidade tem aparecido , mas nada se apurou oficialmente até o momento, também não se tem notícia se alguma autoridade pública tomou essas providências,  dizem que no máximo  a Cetesp faz é ir lá e fazer  uma multinha, mas cumprimento do projeto, nada.

Não se sabe se alguma vez a nossa prefeitura fiscalizou a empresa, principalmente quanto ao material tóxico que é jogado no aterro, denúncias não faltaram inclusive no COMCID, feita diretamente ao secretario do meio ambiente, Bomfilio.

A única vez que o Ministério Público agiu com energia , foi quando o Procurador João Calsavara entrou com uma ação civil pública e conseguiu brecar o funcionamento do aterro, por pouco tempo porque a justiça mandou prosseguir. E sempre é bom lembrar que o projeto de lei para aprovação do lixão foi do ex-prefeito névio e pelos vereadores da época, exceto a então vereadora  dóca que votou contra.

Caso essa CPI seja para valer e não somente  para acabar em pizza, a Essencis vai ter que explicar muita coisa, também o atual prefeito, vice , ex-prefeitos, vices, atuais e  ex-vereadores tem explicações a dar.  “animi nostri politici non praevalet”.

Leia toda a história da implantação da Cavo/Essencis neste Jornal na página de história, inclusive a ação civil pública que tentou resguardar o meio ambiente dos caieirenses.

Você leitor/a  acompanhe os trabalhos da CPI e cobre do seu vereador uma atuação clara, imparcial, chegou a hora de eles mostrarem que não estão tão só preparando pizza.



Edson Navarro