» Notícias » Geral » Ler notícia

26/02/2017
Dicas para curtir o Carnaval com Saúde

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Para curtir o carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, ter cuidados com a pele e se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

O excesso de álcool e de sol e as noites mal dormidas podem trazer consequências graves para a saúde, como insolação, inflamação do fígado, desidratação, vômitos frequentes e desmaios. Assim, para evitar esses problemas e aproveitar ao máximo os dias de festa, veja a seguir 10 dicas para aproveitar o carnaval com saúde.

1. Usar preservativo em todas as relações

Usar preservativo em todas as relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e AIDS.

Além disso, é importante lembrar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada constantemente, especialmente no carnaval, pois ela contém uma grande quantidade de hormônios que juntamente com o excesso de álcool podem prejudicar o organismo.

2. Evitar beijar na boca de pessoas desconhecidas

O beijo pode transmitir doenças como herpes labial, candidíase, mononucleose, cárie e gengivite, que uma inflamação nas gengivas que causa dor e sangramento.

É importante lembrar que as chances de pegar doenças através beijo são ainda maiores quando existem feridas na boca, pois a entrada de vírus e bactérias fica mais fácil através da ferida, sendo possível transmitir até o vírus da AIDS.

3. Beber bastante água

Beber bastante água vai ajudar o corpo a se manter hidratado, evitando ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal estar, tonturas e ressaca, pois a água ajuda a eliminar o álcool do organismo.

Além da água, também deve-se ingerir líquidos nutritivos e que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, vitaminas, água de côco e bebidas isotônicas.

4. Evitar ficar exposto diretamente ao sol

O excesso de sol causa desidratação, queimaduras na pele e piora os sintomas da ressaca. Assim, deve-se evitar ficar exposto ao sol, principalmente entre 10h e 16h, e sempre usar óculos escuros, chapéus e protetor solar, que deve ser reaplicado a cada 2 horas.

5. Usar protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos

Excesso de sol e de álcool causa desidratação, que também provoca ressecamento dos lábios e dos cabelos, sendo, por isso, importante usar protetor solar labial e cremes protetores térmicos para os cabelos, que também devem ser reaplicados ao longo do dia a cada 2 ou 3 horas.

6. Comer de 3 em 3 horas

Comer a cada 3 horas ajuda a manter a energia do corpo e repõe vitaminas e minerais que são gastos para eliminar o álcool do organismo.

Fazer pequenos lanches com frutas frescas, vitaminas, sanduíches ou bolachas ajuda a manter o corpo bem nutrido e preparado para aproveitar os dias de festa.

7. Usar roupas leves e sapatos confortáveis

Deve-se usar roupas leves e sapatos confortáveis para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés. Como normalmente fica-se muito tempo de pé durante o carnaval, o ideal é usar um tênis confortável com meia, e massagear os dedos e os pés no fim da noite ou no início da manhã.

8. Não exagerar nos comprimidos e bebidas energéticas

Os comprimidos e bebidas energéticas são ricos em cafeína, substância que pode causar insônia e atrapalhar o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa.

Além disso, tomar cafeína juntamente com bebidas alcoólicas pode causar arritmias e palpitações cardíacas, e piorar os sintomas de queimação no estômago e gastrite.

9. Estar com as vacinas em dia

Manter as vacinas em dia é importante porque durante o carnaval, é comum acontecerem acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados na rua, que são fontes da bactéria do tétano. Além disso, a presença de turistas e aglomerações de pessoas facilitam a transmissão de doenças como viroses e sarampo, que podem ser evitar com a vacinação.

10. Dormir bem

Apesar de dormir não ser uma prioridade no carnaval, deve-se tentar descansar pelo menos 7h ou 8h por dia, para repor as energias e evitar o cansaço e a irritação.

Se não puder dormir até tarde depois da noite de festa, deve-se tentar fazer pequenos descansos ao longo do dia ou tirar um cochilo após o almoço. Além disso, veja outras dicas que vão que vão ajudar você a aproveitar melhor estes dias de festa, sem excessos ou arrependimentos em 5 Dicas para aproveitar melhor o Canaval.

7 dicas para curar a ressaca rápido

Confira 7 dicas para diminuir os sintomas da ressaca, um conjunto de sintomas que aparecem depois de um episódio de bebedeira:

Tomar 2 xícaras de café preto sem açúcar: O café reduz o inchaço dos vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça e ajuda o fígado a metabolizar suas toxinas;

Tomar 1 remédio para ressaca como o Engov: Estes medicamentos ajudam a diminuir os sintomas da ressaca como dor de cabeça e enjoos. Saiba mais em: Remédio para ressaca;

Beber bastante água: O álcool causa desidratação, por isso beba vários copos de água ao longo do dia;

Beber um suco de frutas natural: Eles possuem um tipo de açúcar chamado frutose que ajuda o corpo a queimar o álcool mais depressa. Um copo grande de suco de laranja ou tomate ajudará a acelerar a remoção de álcool do organismo;

Comer biscoitos de mel: O mel também possui uma forma concentrada de frutose, que ajuda a eliminar o álcool do organismo;

Tomar uma sopa de legumes: Ela ajuda a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo de álcool, combatendo a ressaca;

Tomar 1 comprimido de aspirina quando acabar de beber e ir dormir, e quando acordar tomar uma xícara de café bem forte, sem açúcar. Os alimentos que atuam de forma semelhante a aspirina, e afinam o sangue, melhorando o mal-estar são maçã, melão, pêssego, uva, tangerina, limão, pepino, tomate, alho, cebola e gengibre.

Outra dica importante é descansar sempre que possível adotando uma alimentação leve, pois assim o corpo consegue se recuperar mais rapidamente eliminando as toxinas produzidas no fígado devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Por que acontece a ressaca

A ressaca é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em exagero. Quando isto acontece o fígado não tem tempo de metabolizá-las convenientemente, deixando o corpo sobrecarregado de etanol, provocando sintomas como enjôo, dor de cabeça e mal estar generalizado. O consumo frequente e exagerado de bebidas alcoólicas pode danificar o fígado, causando cirrose e, por isso, é importante saber se controlar para beber socialmente, com moderação, respeitando os limites do próprio corpo.

Como beber sem ficar de ressaca

Para prevenir a ressaca o mais recomendado é não beber exageradamente, mas também pode-se tomar 1 colher de azeite de oliva extra virgem algumas horas antes do consumo das bebidas e sempre intercalar 1 copo de bebida alcoólica com 1 copo de água. Outras dicas são:

Nunca beber de estômago vazio e sempre beber 1 copo de água ou de suco de fruta natural entre cada dose de bebida alcoólica;

Tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes de consumir as bebidas alcoólicas;

Comer algo com gordura, como um pedaço de queijo amarelo, por exemplo, entre cada copo de bebida.

Assim, evita-se a desidratação e o corpo tem mais tempo para metabolizar o etanol, diminuindo o risco da ressaca.

Remédios caseiros para curar ressaca

Um ótimo remédio caseiro para curar a ressaca é beber bastante água porque ela elimina as toxinas e combate a desidratação, aliviando o desconforto da ressaca, mas para começar bem o dia, experimente tomar 1 xícara de café bem forte sem açúcar.

É importante ainda beber muita água, e se for água de côco, melhor ainda, pois ela contém sódio e potássio que ajudam a regularizar as reações químicas do organismo, que foram perdidas com as várias idas ao banheiro.

Evitar locais muito claros, não fumar e não comer alimentos processados, gordurosos ou industrializados são outras dicas muito importante para curar qualquer ressaca.

Como curar a ressaca com gengibre

O chá de gengibre é um excelente remédio caseiro para curar a ressaca, pois ele tem a propriedade de favorecer a eliminação do álcool do organismo mais rapidamente.

Ingredientes

10 gramas de gengibre fresco

3 xícaras (750) ml de água

Modo de preparo

Corte o gengibre em pedacinhos menores e coloque numa panela juntamente com a água e deixe ferver por 15 minutos. Depois de morno, coe, adoce com mel e beba aos poucos durante o dia seguinte à bebedeira.

O gengibre tem ação anti-inflamatória e desintoxicante e, por isso, é muito eficaz na eliminação do álcool do organismo, curando a ressaca mais rapidamente.

Como curar a ressaca com mel

Usar o mel para ressaca é uma forma muito eficaz de livrar-se deste desconforto. Basta tomar 1 colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da ressaca.

Este excelente e natural remédio caseiro funciona independente do tipo de bebida que causou a ressaca, porque o açúcar natural do mel e as suas características antitóxicas ajudam o corpo a se recuperar e desintoxicar.

O suco de tomate também é uma ótima opção para quem quer se livrar da ressaca pois ele possui um nutriente chamado licopeno que tem uma eficaz ação sobre o fígado, diminuindo os sintomas da ressaca.

Ingredientes

4 tomates grandes e maduros

2 colheres (sopa) de salsa ou cebolinha

1 folha de louro

Sal a gosto

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador. Se o suco ficar muito espesso adicione um pouco de água gelada, coloque cubos de gelo em um copo e derrame o suco de tomate por cima. Tomar o remédio caseiro de preferência em jejum.

Para tornar o tratamento ainda mais eficaz, procure hidratar bem o corpo, bebendo bastante líquidos ao longo do dia, ter uma alimentação rica em frutas e verduras e descansar sempre que possível.

Vitamina para curar a ressaca

Outra possibilidade é tomar uma vitamina de toranja com iogurte pois contém propriedades que beneficiam o funcionamento do fígado, favorecendo a eliminação de substâncias tóxicas.

Ingredientes

2 toranjas

1 copo de iogurte natural (180g)

1/2 copo de água com gás

Modo de preparo

Bata a toranja e o iogurte no liquidificador e depois adicione a água com gás. Esta vitamina deve ser consumida 2 vezes ao dia, para um efeito mais rápido.

A ressaca ocorre quando o indivíduo toma grandes doses de álcool, de forma que o fígado não tem tempo para metabolizá-lo completamente. Por isso, o segredo para se livrar da ressaca é limpar o fígado.

fonte: www.tuasaude.com.br



JAS