» Notícias » Geral » Ler notícia

02/07/2017
Faculdade de Caieiras não é bem avaliada pelo MEC

A Faculdade Caieirense tem uma história um tanto quanto nebulosa, o prédio foi construído pelo ex-prefeito névio dártora e entregue a uma Fundação para implantar cursos superiores, para isso recebeu uma Concessão Pública. Inexplicavelmente "transferiu" a Concessão para uma entidade chamada "Associação Caieirense de Ensino", o curioso é que na diretoria dela não tinha na época nenhum Caieirense, tão pouco se conhecia os associados.

Nesse período de fundação até hoje a Faculdade carrega inúmeros processos judiciais por ter ministrado cursos não reconhecidos pelo MEC e em consequência os formados não conseguirem o registro do diploma.Uma ação popular que contesta todo o procedimento da transferência do prédio público para mãos particulares, está em andamento.

Alguns anos atrás foi transferida através de um contrato de outorga para a atual mantenedora  que assumiu a problemática escola superior, informações se houve algum tipo de compensação financeira para a Associação são contraditórias.

Leia abaixo a matéria sobre a avaliação do MEC

Instituições com IGC na faixa até 2 não são consideradas satisfatórias no ciclo de avaliação. De 2.109 instituições de ensino superior avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), 313 tiveram avaliação insatisfatória, medida por meio do IGC (Índice Geral de Cursos).

O IGC é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no Brasil, é calculado todos os anos e é de responsabilidade do MEC. A mais recente avaliação, do ciclo de 2015.

O índice vai de 1 a 5 e as notas na faixa 1 e 2 indicam mau desempenho passível de punição. Uma delas, por exemplo, pode ser até proibição de novos vestibulares até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.

A média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (quando essas modalidades são existentes) atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível também entra na conta do INGC, assim como distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

As avaliações são divididas entre universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades.

Segundo a avaliação acima a Faculdade Metropolitana de Caieiras obteve 1,63 pontos ficando entre as piores do País, segundo o MEC .

Fontes: MEC - Site da Revista Exame

 

 

 

 

 



Edson Navarro