» Notícias » Geral » Ler notícia

22/06/2018
3ª Violada em Franco da Rocha

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Betto Ponciano. Esse é o nome do cantor, compositor e instrumentista carioca que vai se apresentar na terceira edição do projeto Violada, que é o circuito autoral das violas brasileiras que tem por objetivo criar uma rede para fomentar a circulação de violeiros de várias regiões do país.

O evento acontecerá no domingo, 24 de junho às 18h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Nas edições anteriores, estiveram em Franco, os artistas Bruno Sanches e Fabiano Bavieira. Ambos foram recebidos pela Orquestra de Viola Caipira do município e as apresentações aconteceram no Centro Cultural e na festa de Santa Cruz dos Valos, respectivamente, em abril e maio passados.

Projeto

Criado em 2017, o Violada pretende promover o intercâmbio entre os músicos participantes, além de formar público para a nova produção musical das violas.

Dessa forma, violeiros com reconhecido trabalho ou que estão se projetando no cenário musical podem alcançar o público simpatizante da música de viola em diversas regiões brasileiras, por meio de uma rede de pequenas iniciativas locais, de coletivos de artistas, espaços culturais e parcerias.

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer firmou parceria com os idealizadores do Violada e oferece toda a infraestrutura – local, palco, som, iluminação e etc, além do anfitrião, que é a Orquestra de Viola Caipira. A cidade integra o ‘Circuito Sampa’ junto com São José dos Campos e São Paulo.

Sobre o artista

Betto Ponciano é cantor, compositor e instrumentista, natural da cidade do Rio de Janeiro e criado no Morro do Pé Sujo, em Petrópolis. Desenvolveu sua arte com fortes influências daquela região, situada no caminho para as Minas Gerais.

Com mais de 30 anos de carreira na música, Betto se dedica às pesquisas sobre a cultura popular dos romeiros e viajantes, atividade que o levou a dominar instrumentos como viola caipira, violão e gaita.

O artista é autodidata. Por tudo isso seu estilo é marcado pela sonoridade da música caipira do Vale do Paraíba (SP), canções de trabalho da Zona da Mata (MG), nuances de Folk Music e Rock Rural.

O show de Betto Ponciano convida o espectador a um ‘passeio’ pelo interior do Brasil e a celebrar o equilíbrio entre matas e cachoeiras.

Anote na agenda:

Projeto Violada

Domingo, 24 de junho, às 18h

Betto Ponciano e Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha

No Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Avenida 7 de Setembro, s/n.



AIFR