» Notícias » Geral » Ler notícia

27/07/2018
Vacinação: Sarampo e Poliomielite

A  Campanha contra Sarampo e Poliomielite será  em dois sábados: nos dias 4 e 18 de agosto, das 8h às 17h, no CIAS e em outras quatro UBS: da Laranjeiras, Nova Era, Vera Teresa e Vila Rosina.

A Poliomielite se trata de uma doença que não tem cura e pode ser facilmente evitada através da vacinação. É causada por um vírus (poliovírus) que afeta diretamente o sistema nervoso e uma de suas sequelas é a paralisia, principalmente nos membros inferiores. É preciso ficar em alerta, já que é uma doença facilmente transmitida através da água, alimentos contaminados ou contato com pessoa infectada que por sua vez não apresentam sintomas.

O  Sarampo apresenta sintomas bem marcantes e próprios, que incluem: irritação na pele com manchas vermelhas, olhos inflamados, tosse, coriza, dor de garganta e febre. Da mesma forma que a Poliomielite, se trata de um vírus e pode ser evitado pela vacinação. A doença é transmitida pelas vias respiratórias, uma vez que o infectado tussa ou espirre, as gotículas espalhadas pelo ar ficam infectadas, podendo contaminar outras pessoas.

Lembrando que nos dias (04 e 18/08) serão vacinados apenas crianças de 1 a 5 anos incompletos. Os nascidos até 1960, sem registro das doses, poderão ser imunizados de segunda a sexta-feira, de 4 a 31 de agosto, nas salas de vacinas da unidade do CIAS, UBS Laranjeiras, Vera Tereza das 7h30min às 18h, Nova Era em dias ímpares das 7h30min às 18h e na Vila Rosina em dias pares das 7h30min às 17h.

As vacinas  são  gratuitas proporcionando um atendimento mais amplo a população e qualquer dúvida entre em contato com a UBS mais próxima de sua residência.



PMC/JAS