» Notícias » Geral » Ler notícia

03/08/2018
Panelli: Lixão é uma catástrofe

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

A 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caieiras ocorreu na noite da última quarta-feira (01). A sessão começou atrasada e embora longa não apresentou grandes acontecimentos.

Após retornar das férias, os vereadores apresentaram diversas indicações ao Poder Executivo e apresentaram Projetos de Leis.

Entre os projetos apresentados, um que certamente causará repercussão no Município é o Projeto de Lei 5.507/2018, do vereador Panelli.

Trata-se de implantar uma Taxa de Controle e Fiscalização nos Aterros Sanitários em Caieiras.

Segundo o vereador, por mais que a Essencis pague 5% de ISS, o que resulta em uma quantia aproximada de R$ 1.800.000,00 por mês, este valor ainda não é suficiente para compensar o prejuízo que será causado ao longo dos anos que os resíduos do aterro ficarão em solo caieirense.

O vereador ainda alegou que o aterro sanitário é uma catástrofe e que já é possível sentir o fedor por quase toda a cidade.

Devido à grande quantidade de lixo que vem sendo depositado, a capacidade do aterro está praticamente esgotada.

A redução do tempo de atividade foi vista como algo negativo para o vereador, que acredita que tal fato só trará mais prejuízo para o munícipio, visto que após este período será necessário gastar aproximadamente R$800.000,00 mensais com o a coleta de lixo no Município.

O vereador disse que considera um absurdo que não exista um contrato mais preciso entre a Prefeitura e a Essencis e que uma Lei com apenas cinco artigos, não é o suficiente para regular tudo que envolve a relação entre o munícipio e o aterro sanitário.

O vereador Panelli encabeçou uma CPI algum tempo atrás que chegou a brilhante conclusão de a Essencis pagar os impostos municipais em dia. Em nenhum momento entrou na questão ambiental, teve toda a oportunidade possível, inclusive de apurar a quantidade de resíduos tóxicos enterrados, tal como lama de mercúrio.

Será que ele acha que mais uma taxa vai eliminar o absurdo passivo ambiental criado pela empresa? A Essencis pretende ampliar a capacidade do aterro e está trabalhando para isso, qual será a posição do vereador a respeito dessa intenção? Cobrir o sol com peneira através de uma taxa extra? Há décadas a imprensa e o povo pedem fiscalização e providências às autoridades que se omitem, crianças e idosos sofrem com problemas respiratórios. Uma nova lei criando dificuldades vai acabar com o lixão ou obrigar a empresa cumprir o projeto eia-rima? - provavelmente não. No Brasil quanto mais dificuldades mais facilidades no frigir dos ovos, o vereador deveria se lembrar disso.



Edson Navarro