» Notícias » Geral » Ler notícia

24/01/2019
São Paulo: 465 anos

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

O dia 25 de janeiro foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.

História da Cidade de São Paulo

No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.

A cidade de São Paulo recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.

O grande boom econômico e demográfico da região de São Paulo aconteceu graças ao ciclo do café, em meados do século XIX.

Atividades para o aniversário de São Paulo

Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove várias atrações para celebrar o aniversário da cidade, em todas as regiões da metrópole.

Shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais são alguns dos exemplos de programas que os paulistanos e turistas podem experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo (normalmente entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro).

Algumas pessoas aproveitam esta data para realizar atividades de conscientização sobre os problemas sociais, ambientais e de infraestrutura que a capital paulista enfrenta. A escassez de água potável e a poluição do ar são alguns exemplos dessas crises.



NET