» Notícias » Geral » Ler notícia

17/05/2019
121º Aniversário do Juquery

Nos dias 16 e 17 de maio de 2019 a partir das 08:30hs no auditório do prédio II do CEFOR do Complexo Hospitalar do Juquery será realizado um Evento Comemorativo ao 121º aniversário do Juquery.

Nos dois dias o público convidado poderá participar de palestras que abordam temas relacionados a História da Psiquiatria no Brasil, o Juquery, e o processo de desinstitucionalização vivenciado nas duas últimas décadas.

Inaugurado em 18 de maio de 1898, o então chamado Asilo-Colônia da Sucursal do Juquery, foi idealizado pelo Dr Francisco Franco da Rocha e projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Surgiu como um novo modelo de hospital psiquiátrico, afastado dos grandes centros urbanos e com ampla área para o desenvolvimento de atividades agrícolas inseridas na laborterapia.

A Instituição também foi palco do uso da arte como forma de terapia. O Dr Osório César, na década de 20, foi pioneiro no uso da arte como recurso terapêutico.

Atualmente, alinhado com o atual modelo de assistência psiquiátrica, a missão do Complexo Hospitalar do Juquery é promover a reinserção psicossocial dos pacientes psiquiátricos crônicos, moradores da Instituição.

O Juquery possui 67 moradores, com idade média de 71 anos e 33 anos de tempo médio de internação. Nos últimos 05 anos foram promovidas 66 altas, cujos pacientes passaram a morar em Residências Terapêuticas ou Familiares, acompanhados pelos serviços ambulatoriais e outros que compõem a Rede de Atenção Psicossocial da sua região.

O público-alvo do evento, além dos funcionários da Instituição, são os profissionais que atuam na área de Saúde Mental, estudantes e interessados no tema.

Segue convite e programação em anexo.



JAS