» Notícias » Geral » Ler notícia

25/11/2019
Câmeras de vigilância ajudam muito mas custam caro

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Em Caieiras a Prefeitura publicou em seu site uma matéria enaltecendo o sistema de câmeras de vigilância implantado na Cidade. De fato ajudam muito na prevenção da criminalidade mas existe controvérsias na avaliação, uma delas é o custo para mante-las em torno de R$ 9 milhões (valor empenhado-em 33 meses- fonte Tribunal de Contas) . A empresa ganhadora de sucessivas licitações a  Safety já teve problemas com o Tribunal de Contas e o Ministério Público (vide reportagem do Jornal R.News  www.rnews.com.br/contratos-da-prefeitura-e-camara-na-mira-do-gaeco.html

A Safety é uma pequena empresa sucessora de outra cujo objeto do contrato social era diferente. Aparentemente a prefeitura de Caieiras é seu unico cliente já que as informações sobre a empresa na internet são confusas.

Entretanto, a Safety pode não ser a única empresa que presta serviços para a prefeitura nessa àrea, visto que as terceirizações  estão se tornando maior que a própria Municipalidade e reportagens publicadas pela assessoria de imprensa da prefeitura geralmente não mencionam nome de empresas. 

 

Leia abaixo o texto publicado pela prefeitura de Caieiras

Câmeras ajudam a reduzir índice de criminalidade em Caieiras

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, no período de janeiro a setembro de 2019 comparado ao mesmo período de 2018, houve queda considerável no que se refere furtos e roubos gerais e furtos e roubos de veículos.

O índice de roubos teve uma redução de 27%, já o de furtos, que registrava 372 casos, caiu em 22%. Vale ressaltar que os roubos de veículos diminuíram em 21,15% e o de furto de veículos em 36,25%.

De olho na tela, 24 horas, o moderno Centro de Controle Operacional da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana realiza a supervisão de segurança em diversos pontos estratégicos do município através de 48 câmeras de alta resolução.

Para reforçar o combate à criminalidade, a Guarda Municipal está totalmente informatizada com o apoio tecnológico da "Muralha Digital", incluindo mais 11 câmeras que monitoram todas as entradas e saídas do município, através do sistema inteligente de reconhecimento óptico de caracteres, que possibilita a identificação de veículos roubados ou furtados por meio da leitura da placa. Além disso, mais de 800 câmeras estão espalhadas em prédios públicos.

A Guarda Municipal também conta com o sistema GMCRIM, que auxilia o controle administrativo e operacional da corporação em campo, mapeando o índice de criminalidade do município, ajudando o Comando a elaborar as atividades policiais com mais assertividade e agilidade.Fonte AIMP PMC. 

 



Edson Navarro