» Notícias » Geral » Ler notícia

22/01/2020
As "casinhas" da Estação

Conforme publicação da Prefeitura foram habilitados os interessados em montar seu negócio  nos quiosques da Estação Ferroviária. 

A construção das "casinhas" como são conhecidos os quiosques, provocou polêmica logo no início pois estariam em àrea considerada patrimônio histórico tombada pelo Condephaat. Como a Prefeitura não sabia disso ainda é um grande mistério. O "escorregão"  foi denunciado no Ministério Público local. 

A licitação feita tem possíveis irregularidades e a mais visível é o direcionamento para uma associação comercial formada pelos atuais ocupantes da àrea, ganhar a licitação e distribuir para os seus associados. Outro questionamento seria a ausência de autorização legislativa para concessão pública dos bens, há notícias que o PL não foi votado pelos Vereadores, portanto a licitação não poderia ter sido realizada. 

A mencionada Associação comercial não deve ser confundida com a ACISC Associação  Comercial e Industrial de Caieiras entidade fundada a mais de 40 anos e representante oficial dos empresários associados  no Município. 

A controvertida história começou segundo os ambulantes que trabalhavam no local  com um pedido  ao Vereador Panelli, obvio que a urbanização do local degradado teria que ser feita a tempos e se chegou naquele estado de deterioração,  foi por conta dos ex-prefeitos Névio e Hamamoto terem autorizado a ocupação para atender cabos eleitorias,  ou fizeram "vista grossa" claro que favorecendo alguns cidadãos em detrimento de outros. 

A solução para acomodar os interêsses foi a construção das "casinhas" que destoam do   cenário histórico. A opção poderia ter sido seguir o padrão antigo e atender os ambulantes, mas, usar o cérebro não é uma atividade constante na bem remunerada assessoria municipal. Tudo indica que vai sobrar para o prefeito, embora aparentemente ele goste. 

Leia quem são os habilitados:
*A Comissão Municipal de Avaliação de Chamamento Público faz saber a todos interessados que por atender na íntegra as exigências do Edital, ficam declaradas, HABILITADAS, as proponentes a seguir relacionadas:*

*- Elaine Cristina Palumbo Pavan Confecções ME; *
*-Maria Francisca Alvez da Silva MEI;*
*-Ivo Augusto Gabriel; *
*-Maria Madalena da Silva Moreira Bueno; *
*-E.C.M Silva Sorveteria EPP; Gisele Aparecida de Lima Cezar; *
*-Valeria Jesus Evangelista; *
*-Ubirarlei Ferreira Gil; *
*-Sheila Aires Rodrigues Soares; *
*-Sandra Regina Denelle; *
*-Paula Paz Froza; *
*-Nelice dos Santos Silva e Silva; *
*-Mizael Ferreira de Oliveira; *
*-Matheus de Carvalho Silva; *
*-Maria Jose da Silva;*
*-Marcia Dini Monteiro;*
*-Luzia Silva; *
*-Justino Cardoso de Deus; *
*-Gilson Alves de Souza; *
*-Gilberto Manoel da Silva; *
*-Gervasio Alves dos Santos Neto;*
*-Ermelinda Maria Couto; *
*-Douglas Alves Bispo; *
*-Diogenes Romeru Garcia da Silva;*
*-Dayana Rodrigues Bezerra; *
*-Daniel Viotto;*
*-Angelica Valentim do Rosario; *
*-Adriana Cristina Pereira; *
*-Arlete Barbosa Tolentino de Souza;*
*-Associação Comercial e Empresarial de Caieiras. *

*E, por não atender na íntegra as exigências do Edital, a proponente:*
*-Monica Pereira Costa dos Anjos **foi declarada, por unanimidade,/INABILITADA/; por não atender ao item 5.2.2 letras “c”, “d" e "e" do edital.*

*Fica aberto o prazo de 05 (cinco) dias úteis para interposição de eventual recurso.*

*Decorrido prazo recursal da fase habilitatória, desde que não haja a interposição de recursos, fica, desde já, designado o dia 30 de janeiro de 2020, às 10:00 HORAS, para a abertura dos envelopes “Proposta Técnica”, das proponentes habilitadas, na Sala de Licitações Públicas desta Prefeitura.*

*Caieiras, 21 de janeiro de 2020.*

*Piero Sarti da Silva - Presidente da Comissão*

Fontes consultadas: site da Câmara Municipal - site da Prefeitura 



Edson Navarro - Economista