» Notícias » Geral » Ler notícia

24/04/2020
Faleceu ontem o Decano dos Comerciantes de Caieiras- Nenê Pacheco

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Firmiano Pacheco

Firmiano Pacheco  o "Nenê Pacheco" do depósito Pacheco de materiais para construção, faleceu ontem. Tinha 94 anos e por mais de 70 anos comandou o depósito. No começo era uma loja pequena e única em Caieiras, sempre no bairro do Serpa onde sua família morava depois de mudarem do Morro Grande. Transformou-se no Pacheco Center a maior loja do ramo da Cidade.

Nascido no hoje bairro do Morro Grande próximo a barragem, na época uma comunidade de sítios de imigrantes espanhóis. Lá conviveu com as famílias Hurtado, Navarro, Espinosa, Marim.

Foi casado com a saudosa dona Tuti e deixa filhos, netos , bisnetos e uma grande obra a ser seguida. Nenê Pacheco sem dúvida foi um grande homem, exemplo de comerciante honrado.

"É difícil escrever sobre ele, durante toda a minha vida ouvi histórias do meu Pai sobre a infância e juventude deles, foram amigos a vida toda. Na última vez que conversei com ele a uns três meses ouvi novamente as histórias com precisão notável, parecia meu Pai falando. E confesso que fiquei com os olhos querendo vazar de saudade do Zé Navarro.

Quando construí a minha casa ele financiou todo o material de construção sem jamais pedir garantia nenhuma e as vezes mostrava o preço que tinha pago para que eu visse que não estava ganhando nada e dizia: faço isso pelo seu Pai. Por anos ele foi meu fornecedor gratuito de conhaque espanhol, sempre me perguntava se eu ainda tinha e quando dizia que não lá vinha uma garrafa para que eu levasse.

Uma vez encontrei ele e meu Pai na feira livre de sábado no Velódromo, pela conversa percebi que se encontravam constantemente no local para colocar o papo em dia, e claro falar do passado e das namoradas que passaram. Mas a conversa era só deles e tive que ficar de fora do papo olhando e tentando adivinhar o motivo das risadas.

Certamente em 94 anos deixa além da lição de vida para a posteridade muitas histórias, a que contei acima é apenas uma pequena parte das muitas que ouvi.

Nenê Pacheco e Zé Navarro sei e sinto que vão se reencontrar porque foram vidas dignas e honradas que tem lugar reservado na casa do Eterno."

 

 

 

 

 



Edson Navarro