» Notícias » Geral » Ler notícia

02/09/2020
Tratamento Ortodôntico faz bem para a saúde bucal

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Além da estética: entenda por que o tratamento ortodôntico faz bem também para a saúde bucal. Dentes alinhados, além de mais bonitos, são mais fáceis de limpar.

Muita gente opta por fazer um tratamento ortodôntico para ficar com o sorriso mais bonito e alinhado. Mas corrigir a chamada má oclusão, que ocorre quando os dentes são apinhados e tortos, traz mais do que benefícios estéticos: ter os dentes no lugar ajuda (e muito) e ter uma boca mais saudável. Isso ocorre porque os dentes tortos e apinhados são bem mais difíceis de limpar, o que pode levar à cárie, doença periodontal e até perda dentária.

A maioria dos dentistas é treinada para tratar problemas ortodônticos mais simples. Se o profissional considerar que você deve consultar um especialista nesse tipo de tratamento, ele o encaminhará a um ortodontista.

A ortodontia é uma especialidade da odontologia também conhecida como ortopedia dentofacial. Os especialistas dessa área buscam tratar a má oclusão dental por meio de aparelhos e procedimentos capazes de corrigir o alinhamento dos dentes, da maxila (arcada dentária superior) e da mandíbula.

O tempo de tratamento varia para cada paciente mas, em geral, utilizam-se aparelhos por um período que varia de um a três anos, dependendo do que precisa ser corrigido. Depois desse processo, a pessoa precisa usar um aparelho retentor, que vai manter os dentes nas novas posições, evitando que eles entortem novamente.

Alinhar o sorriso pode gerar um certo desconforto, mas os aparelhos evoluíram muito nesse quesito nos últimos anos. O processo se tornou um pouco mais fácil para o paciente: novos materiais aplicam uma força constante e suave para movimentar os dentes e geralmente requerem poucos ajustes.

Cuidados importantes

Pacientes com aparelhos devem manter uma dieta balanceada e limitar os lanches entre as refeições. É provável que seu dentista recomende que você evite determinados alimentos que podem interferir no aparelho ou mesmo entortar os fios. Nozes, pipoca, balas duras, gelo e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos ou outros doces mastigáveis são alguns exemplos.

A boa higiene bucal é ainda mais importante quando se usa aparelho ortodôntico. Seguir as orientações do dentista e visitá-lo regularmente ajudam a manter a boca saudável. Veja algumas dicas de como manter o sorriso em dia durante o tratamento ortodôntico:

Use fio dental: criar uma rotina de uso do fio dental é importante durante o tratamento odontológico. Ortodontistas podem recomendar escovas de dente interdentais ou rosqueadores para o fio, para facilitar o acesso entre os dentes.

Ter uma rotina de escovação dentária: usar creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias são ideais para a limpeza dos dentes com aparelho. Comece escovando em um ângulo de 45 graus na margem gengival por meio de movimentos circulares pequenos. Depois, posicione a escova na parte superior dos bráquetes, indo para baixo para escovar a parte superior de cada bráquete. Finalmente, reposicione a escova na parte inferior do bráquete, movimentando a escova para cima.

Faça bochecho com flúor: após escovar os dentes e utilizar o fio dental, enxágue a boca com um bochecho com flúor para auxiliar a prevenção de cárie e manchas brancas.

Use protetores bucais: se você pratica esportes, utilize um protetor bucal. Esses acessórios podem proteger as bochechas e os lábios de cortes graves e prevenir danos aos aparelhos ou aplicações odontológicas em caso de queda ou se você for atingido no rosto.

Para tornar o processo de limpeza mais fácil, conte com a Colgate. Há uma ampla linha de produtos que ajudam você a cuidar da saúde da boca durante o tratamento ortodôntico.

Fonte: Colgate 



JAS