» Notícias » Geral » Ler notícia

10/01/2022
Ômicron mais gripe uma dupla perigosa

vacina contra a gripe ainda é o melhor remédio

Síndrome Gripal H3N2

Os casos da cepa H3N2 da influenza estão aumentando de forma significativa, não apenas em Caieiras, mas em todo o país, por isso, reforçamos para que toda a população que fique atenta às medidas de proteção, como: uso de máscara, álcool gel, evitar aglomerações, ambientes fechados ou mal ventilados para conter a propagação do vírus.

Ressaltamos que nossos prontos-socorros estão operando com a capacidade máxima de profissionais, entre eles, técnicos, enfermeiros e médicos para auxiliar da melhor forma todos os cidadãos que têm buscado por atendimento.

Para evitar a superlotação e maior tempo de espera nos atendimentos, os especialistas e infectologistas orientam para que as pessoas só procurem por assistência médica caso sinta que é necessário, por exemplo, se a pessoa estiver com a respiração difícil, desidratada, sem conseguir se alimentar ou se hidratar, como em qualquer outra condição de saúde.


- O que é H3N2?
É uma variante do vírus influenza A, um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados.  

- Como é transmitido?
O H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

- Quais são os sintomas?
Os mais comuns são os picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ocorrer vômito e diarréia.

- Qual é o tratamento?
É indicado o repouso, ingestão de bastante líquido e uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviem sintomas de dor e mal-estar.

- Como se prevenir?
Recomenda-se adotar os mesmos cuidados usados para fugir da Covid-19. Usar máscaras, lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações.



PMC