Os meses de dezembro e janeiro são cheios de gastos: presentes de Natal, viagem de férias, IPVA, IPTU, renovação de matrículas e compra do material escolar são alguns exemplos. Com tantas despesas, um dinheiro extra cai muito bem. Assim, saber aproveitar bem o 13º salário não só ajuda a conciliar todas essas contas, como possibilita sair do vermelho.
Neste artigo, trouxemos dicas importantes que podem ajudar a fazer isso.
Pague as dívidas
Especialistas em finanças são quase unânimes: destinar o 13º salário para pagar dívidas e ficar em dia com as contas em atraso é a melhor maneira de aproveitá-lo. Afinal, nada como começar o ano novo com a vida financeira em ordem.
Por isso, o ideal é priorizar esse dinheiro extra para renegociar as dívidas e ir em busca de bons descontos. Na plataforma Serasa Limpa Nome, a redução de valores pode chegar a 90%. O processo é rápido e fácil, leva menos de três minutos.
10 dicas para sair das dívidas até o final do ano
1.Confira se há ofertas para suas dívidas no SCPC E SERASA
2. Reserve o 13º salário para as contas de início de ano
Em janeiro, assim que o ano vira, já começam a pipocar boletos de IPTU, IPVA, matrícula ou rematrícula e materiais escolares, entre outros gastos extras. Assim, reservar o 13º salário para essas contas ajuda a trazer tranquilidade financeira.
3. Compre o que for necessário
Presentes de Natal e amigo secreto, comes e bebes para a ceia, eventuais gastos com férias e ano novo, um móvel ou eletrodoméstico que precise ser trocado... O 13º salário pode ser usado para compras necessárias e programadas, mas sem exageros.
Com uma boa organização, é possível fazer as compras necessárias e ainda guardar parte do dinheiro. Para isso, organize as finanças e separe um valor máximo para cada coisa. Assim, não haverá chances de exceder o valor do benefício.
4. Organize os gastos
Aproveite o espírito de renovação que vem junto com a virada de ano para rever e organizar os gastos. Separe as despesas em diferentes classificações: fixas, extras, não urgentes e imprevistos. Com isso, avalie o que pode ser reduzido e onde é possível ter melhor controle. Então, use o 13º salário a seu favor, avaliando qual das áreas será o melhor destino para ele.
Um ponto importante: se possível, não use todo o salário extra para um único fim. Distribua-o de forma proporcional de acordo com as necessidades.
5. Inicie ou aumente a reserva de emergência
A reserva de emergência é uma ação de segurança financeira que deveria ser prioridade de todos. Trata-se de um montante de dinheiro guardado para um fim bem específico: cobrir gastos com imprevistos. Afinal, a qualquer momento pode acontecer algo que não estava nos planos, como uma demissão, problemas de saúde, um carro quebrado ou até reformas domésticas.
Para tanto, é imprescindível que uma quantia suficiente esteja guardada e com acesso de resgate imediato. Isso não só resolve as questões inesperadas como evita que a pessoa fique negativada.
O 13º salário, portanto, pode ser o primeiro passo para começar uma reserva de emergência ou aumentar a quantia já guardada. Depois disso, fica também fácil guardar um pouquinho a mais todos os meses.
6. Aplique o dinheiro
Outra forma inteligente de usar o 13º salário é aplicando o dinheiro. Há diversas opções de investimentos no mercado, que vão de renda fixa a renda variável, como CDB, CDI, Tesouro Direto e fundos de investimentos (FIIs). Porém, é mais importante construir primeiro uma reserva de emergência para só depois dar o passo seguinte da aplicação financeira.
Se for esse o caso, procure definir um objetivo de curto ou médio prazo. Guardar dinheiro para comprar um imóvel? Trocar de carro? Viajar? Com isso estabelecido, vá atrás de informação e procure descobrir qual opção mais se encaixa em seu perfil, considerando não só os rendimentos como também o período para resgate.
Investir em algo específico e que pode ser visualizado ajuda a realizar sonhos e alcançar metas de vida que não seriam possíveis se dependesse apenas do salário de todo mês.
Como podemos perceber, não existe regra única nem fórmula mágica para aproveitar o 13º salário da melhor forma possível. Tudo depende da situação financeira e dos objetivos que cada um tem.