» Notícias » Educação » Ler notícia

08/09/2008
08 de setembro: Dia Internacional da Alfabetização

Biblioteca Municipal de Caieiras
A alfabetização e a leitura caminham juntas

A Biblioteca Pública Municipal de Caieiras, situada no Centro Cultural Isaura Neves, está cada dia mais vazia. A procura pela leitura diminuiu 70 % no último ano. Para a responsável do local o fator desencadeante foi o fácil e rápido acesso que a internet oferece.

Nós APRENDEMOS com os livros e conseguimos as informações com rapidez através da internet, que por sua vez NUNCA será uma obra literária.

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas. A leitura é a responsável pela formação de cidadãos críticos e seletivos.

Para se ter um inicio de alfabetização promissora, a leitura tem que ser habituada desde o início. É necessário trabalhar com o processamento fonológico na etapa inicial da alfabetização, pois é nesta habilidade que estão concentradas as dificuldades dos maus leitores.

A leitura alfabética permite a auto-aprendizagem, pois ao se deparar com uma palavra nova, lemos por decodificação fonológica. Este processo aos poucos contribuirá para criar uma representação ortográfica daquela palavra, que poderá, então, ser lida pela rota lexical. O próprio processo fonológico possibilita a posterior leitura lexical.

Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e guardar o que for mais importante. Quando lemos, entendemos e contestamos o mundo em que vivemos. Além de ser uma viagem na imaginação.

É de vital importância o envolvimento de todos com o incentivo a leitura, empréstimo de livros, seleção de material na biblioteca e espaço físico adequado, para um melhor êxito a fim de que o gosto de ler venha a ser uma realidade.
 

*Texto escrito com base em artigos publicados na internet.



Redação A Semana