» Notícias » Geral » Ler notícia

31/07/2009
Hamamoto prestigia formatura de Guardas Civis de Caieiras


A Guarda Civil Municipal de Caieiras (GMC) realizou formatura, na última quarta-feira dia 29 de julho juntamente com a Guarda Comunitária de Santana de Parnaíba.

A cerimônia aconteceu no Ville Sport Show e contou com a presença do Prefeito de Caieiras, Hamamoto; vice-prefeito Gersinho Romero; a primeira dama, Sara Beltrame Hamamoto; juntamente com o Prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho Peccioli, e da primeira-dama Alessandra Peccioli, entre outras autoridades.

Na ocasião, formaram-se vinte guardas, sendo três de Santana de Parnaíba – que integram a 13ª turma de formandos – e 17 do município de Caieiras. Os GMC’s devem atuar na cidade em diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, controle do trânsito, auxílio no resgate de vítimas e policiamento preventivo.

O prefeito Silvinho Peccioli contou a história da GMC no município e o empenho da administração em promover uma guarda municipal capacitada e eficiente. “Criada no final da década de 90, a Guarda Municipal veio com o objetivo de auxiliar as polícias Civil e Militar na segurança do município. Essa união aqui na nossa cidade tem reprimido cada vez mais a violência contra os nossos moradores. Hoje, as ações da GMC são reconhecidas, graças ao respeito que ela adquiriu ao longo desses anos, com eficiência e qualidade nos serviços prestados”, comentou o prefeito.

Já o Prefeito de Caieiras Roberto Hamamoto fez questão de prestar uma homenagem ao Prefeito Silvinho Peccioli, em agradecimento ao apoio dado à formação dos guardas de Caieiras. “Primeiramente, quero agradecer ao Silvinho pela parceria entre as duas guardas municipais. A cidade de Caieiras estava totalmente desamparada em relação ao treinamento de guardas. Eu me sinto gratificado com a ajuda que Santana de Parnaíba proporcionou a Caieiras”, disse Hamamoto.

Os novos agentes do município de Caieiras, que participaram do curso de formação para GMC, tiveram ao longo de dois meses e meio, um treinamento intensivo, que compreendeu diversas disciplinas, como aulas sobre primeiros socorros, Direito Penal, Civil e Constitucional, trabalho em conjunto com as polícias civil e militar, técnicas operacionais de policiamento, prevenção e combate a incêndio, língua portuguesa e cidadania, legislação de trânsito, entre outros assuntos relevantes para a formação da guarda.

De acordo com o inspetor José Carlos do Amaral, um dos instrutores do curso, formar um guarda comunitário requer uma grade ampla de disciplinas. “As aulas ministradas são elaboradas e constantemente revisadas para que, ao final do curso, tenhamos guardas municipais capacitados e que estes estejam prontos para qualquer eventualidade que ocorra no município”, disse o inspetor Amaral.

GUARDA EM SANTANA DE PARNAÍBA - Atualmente, o trabalho da GMC de Santana de Parnaíba tornou-se base como modelo de policiamento. A Guarda de Santana de Parnaíba é a única na região que oferece cursos de guardas comunitários para as cidades vizinhas.

A GMC ainda profere, constantemente, palestras em diferentes regiões do Brasil. Além disso, seu trabalho é reconhecido até em âmbito internacional. Em 2008, um grupo de chineses veio ao Brasil com o objetivo de analisar o modo de operação da corporação, para aplicá-lo posteriormente na China.


Também prestigiaram o evento os comandantes das Guardas Municipais de Santana de Parnaíba Luiz Carlos da Rocha, de Caieiras Adalberto Cardoso da Silva, de Jandira Pedro Altes de Amorim, de Vargem Grande Paulista Deocleciano de Moraes, o Secretário Municipal de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba Adalberto Deodoro Alcântara Lima, o Coordenador de Segurança do Município de Caieiras Rodrigo Neri Santiago, o delegado de Homicídios de Santana de Parnaíba Zacarias Katzer, o delegado assistente de Santana de Parnaíba Nilton de Lima Brahim e o delegado titular de Barueri Valdeci Magdanelo.

Além disso, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba Régis Salles, os vereadores Carlos Fernandes Siqueira Rosin (Caíga), Chiquinho Miguel, Ronaldo Santos, Maria Helena Toledo, Cibele da Silva, Suely Risaffe, Vicente Augusto da Costa e os vereadores de Caieiras Adriano Zambelli, Álvaro Berti, Jailmar Barbosa Silva, Josefa Maria Marques da Silva e Paulo Roberto Ózio.



AIPMC