» Notícias » Geral » Ler notícia

04/12/2009
Merenda escolar tem qualidade

Juliana Rodrigues - nutricionista
Qualidade do alimento servido é atestada pelo CRN (Conselho Regional de Nutrição)

Prefeitura investe em cuidados para garantir a qualidade das refeições servidas nas escolas de toda a rede municipal de ensino da cidade de Caieiras

Há mais de 70 anos a merenda escolar é um programa presente na suplementação alimentar de jovens estudantes. No início era um diferencial aplicado nas escolas apenas pelos municípios mais ricos do país. Atualmente, a refeição se tornou obrigatória e é um elemento importante que ajuda no bom desempenho dos alunos nas salas de aula.

MERENDA APROVADA – Na cidade de Caieiras o cuidado com a alimentação das crianças é garantido pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN) que aprovou a qualidade e pelo Conselho de Alimentação Escolar – CAE, que foi reformulado neste ano para garantir a fiscalização diária desde o recebimento até a higiene das cozinhas das escolas. Além disso, há um atendimento nutricional, com avaliação nutricional e teatrinhos e palestras que informem as crianças sobre a importância de alimentos como frutas e verduras. O cardápio servido nas escolas é modificado mensalmente, dando uma variedade maior dos alimentos fornecidos e a possibilidade de avaliar a aceitação da comida pelos alunos.

ABASTECIMENTO - Em Caieiras, o grande desenvolvimento do município acarretou no aumento do número de escolas e no crescimento do setor da merenda escolar, que hoje possui um espaço maior de armazenamento ao lado do Centro de Abastecimento de Gêneros e Produtos de Limpeza (Estoque), dando uma melhor estrutura para que os produtos adquiridos pela prefeitura sejam organizados.

30 MIL REFEIÇÕES/DIA - A merenda escolar caieirense é supervisionada pela Secretária da Educação, Solange Monteoliva Peinado Dártora, coordenada por Neusa Bueno Machado e tem como responsável técnica a nutricionista Juliana Rodrigues, contando ainda com 193 funcionários para o setor (entre motoristas, merendeiras, etc). Tudo para garantir a alta qualidade do serviço oferecido em 24 EMEMIS, 8 EMEF e 16 escolas estaduais. São 31.575 mil refeições servidas nas escolas das redes municipal e estadual, desde café da manhã, lanche da tarde e almoço, todas oferecidas de acordo com as necessidades e horário de aula de cada instituição de ensino.

INVESTIMENTOS - Para 2010, a meta é introduzir um projeto para que cada EMEMI tenha sua própria horta, a exemplo da existente na EMEMI Antônio Manoel, que é cuidada pela Merendeira Maria, a fim de introduzir alimentos frescos e saudáveis diretamente na refeição dos estudantes, estimulando o conhecimento e despertando a curiosidade para experimentar novos sabores nas refeições. Oferecer um cardápio diferenciado para alunos com dieta especial, trabalhar individualmente com crianças obesas e desnutridas e conscientizar os estudantes sobre o desperdício de alimentos também são projetos para o próximo ano.



AIMPC