» Notícias » Cultura » Ler notícia

22/02/2010
Fanfarra vai receber verba federal

Fanfarra:
Prefeitura de Caieiras consegue aprovação de convênio ‘Ponto de Cultura’

Através do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, a prefeitura de Caieiras conseguiu aprovação, em dezembro último, de convênio que beneficiará a Fanfarra Marcial Walther Weisflog de Caieiras, passando a integrar o “Programa Mais Cultura – Ponto de Cultura”.

A partir deste ano, a Fanfarra passa a receber do programa Federal, através do Estadual, R$ 60 mil anualmente, durante 3 anos. Serão R$ 180 mil em verbas para investir no desenvolvimento da atração musical e performática da cidade. A utilização dessa verba, no entanto, deve estabelecer critérios pré-definidos pelo programa, que prioriza a contratação de serviços, o que viabilizará a elaboração de workshops, apresentações musicais e oficinas abertas, atraindo o público admirador da música para a cidade.

O PROJETO - O projeto “Fanfarra de Caieiras: uma Fanfarra do futuro” tem cunho social e cultural, e visa oferecer a crianças e jovens da região aulas de teoria musical, prática instrumental, canto, dança e expressão corporal, tudo de forma gratuita. O principal objetivo é oferecer oportunidades através da música, preparando talentos e desenvolvendo a personalidade do jovem, ajudando no discernimento, desembaraço e comunicação. Além disso, a implantação desse projeto tornará possível a criação de espaço para novos grupos culturais, como corais, quintetos de metais, bandas sinfônicas, grupos de dança e outros.

De acordo com a maestrina da Fanfarra, Célia Bitencourt, a aprovação desse programa é boa não só para a Fanfarra, mas também para toda a cidade. “Toda essa renda será investida também para a área da cultura em Caieiras. Serão gerados empregos, pois contrataremos pessoas da cidade e da região para dar aulas de dança e música”, disse.


AIMPC