» Notícias » Cultura » Ler notícia

18/05/2010
A secretária Shibata responde?

Sec.Tania Shibata
A Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Caieiras, cuja secretária é a Dra Tânia Lopes Shibata é uma das que mais tem avançado significativamente desde o início da gestão do prefeito Hamamoto. Prova disso tem sido a participação popular efetiva em eventos, cursos e apresentações diversas realizadas pelo setor.
Outro fator que tem garantido os avanços é a descentralização da Cultura que, seguindo o plano de governo do prefeito Hamamoto, tem levado cultura e lazer aos bairros da cidade. Dentro deste contexto o objetivo da Secretaria tem sido o de sempre apoiar e incentivar as diversas formas de cultura presentes na cidade.
Uma das primeiras iniciativas da Secretaria da Cultura, logo em 2009, foi a formalização da Conferência da Cultura, a partir da qual uma série de reuniões foram realizadas entre representantes de diversas manifestações culturais, profissionais e autoridades, visando diagnosticar as verdadeiras necessidades culturais de Caieiras.
FAMÍLIA NA PRAÇA - A partir desse levantamento inúmeros eventos foram realizados justamente com esse intuito. O Família na Praça, que este ano será reestruturado e renomeado como Bairro Multicultural (veja programação abaixo), levou uma grande quantidade de atividades a quatro bairros no período de férias escolares. Com isso, moradores de fora da área central puderam participar da vida cultural do município que escolheram para viver.
Este ano, além de levar atividades aos bairros, o projeto Bairro Multicultural também servirá de apoio e atrativo para artistas populares mostrarem suas habilidades artísticas.
INVERNO CULTURAL - Um dos diferenciais do Inverno Cultural de 2009 em relação aos anos anteriores foi a característica didática. A professora de Arte Rose Paulon, por exemplo, explicou não apenas técnicas de pintura, mas também regras de comportamento no interior de museus. A ideia atingiu em cheio a expectativa da população, pois há registros de mais de dois mil visitantes ao Centro Educacional e Cultural Izaura Neves - Cecin, o que obrigou a organização a prorrogar o evento por alguns dias.
TEATRO - O teatro no Cecin já está se tornando uma obrigatoriedade e a nova gestão administrativa de Caieiras tem plena consciência da importância da arte cênica. A Sétima Mostra de Teatro de Caieiras foi a pura expressão da veia artística dos envolvidos no evento no ano passado. Atualmente, somente o curso de teatro reúne 204 alunos.
APOIO IRRESTRITO – Além de todo trabalho que é desenvolvido pela própria Secretaria da Cultura, o departamento também garante apoio na realização de Formaturas, feiras de livro e outras atividades da Secretaria da Educação; palestras e eventos dinâmicos e instrucionais da Secretaria do Meio Ambiente; palestras da Secretaria da Saúde (Dengue etc.); espaço e trabalho auxiliar para o Fundo Social na Campanha do Agasalho; enfim, a questão de parceria com as demais secretarias é forte. Tal questão avança também sobre as necessidades de instituições diversas, como a escola de samba – com apoio ao Carnaval – apoio a encenações da Paixão de Cristo nos bairros (V. Rosina e Jd. Vitória), comemoração dos cinquenta e um anos da Orquestra Melhoramentos de Caieiras, etc.
ACERVO DE OBRAS - Durante todo o ano, a equipe da Secretaria da Cultura trabalhou ativamente para que as ações culturais fossem ponto forte de identificação municipal. E, no final do ano, organizou o que seria o ponto máximo: a inauguração do Acervo Permanente de Obras e, ao mesmo tempo, a reforma de algumas das salas do Cecin, um fechamento de ouro para o primeiro ano de gestão.
Até a inauguração, as obras estavam expostas no Cecin sob a condição de empréstimo por parte dos artistas, sendo mero instrumento de decoração. Com o esforço conjunto, artistas renomados nacional e internacionalmente, em especial do próprio município, ofereceram seus trabalhos para exposição permanente na Galeria Cynira Nicola, nome do espaço apropriado para as obras.
A importância da inauguração pode ser medida com a presença de personalidades destacáveis: o Prefeito, Dr. Roberto Hamamoto, a primeira-dama Sara. B. Hamamoto, o presidente da Câmara e alguns vereadores, celebridades regionais, além de André Sturm, do Fomento Cultural da Secretaria da Cultura; Paulo Mesquita, assessor da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos; o presidente da Mais – Cultura e Entretenimento, senhor Walter Roberto Malta; e outros.
NOVO CONCEITO DE CULTURA - A inauguração foi mais um passo para a implantação de um novo conceito de cultura em Caieiras, pois, depois da visibilidade alcançada, vários artistas têm oferecido suas obras para composição do acervo municipal. Isso mostra que um trabalho bem feito tem reconhecimento, sendo desnecessária a busca por parceiros: os parceiros são os que buscam união com a Cultura.
Outras melhorias foram realizadas pela secretaria desde 2009, como a ambientação interna, motivação ao melhor atendimento ao público e organização administrativa, que resultaram em remodelação das estruturas de gestão. Iniciativas diversas mostram que a nova gestão trouxe um novo conceito de cultura para Caieiras, capaz de se adequar às próprias estruturas esperadas pelo Prefeito Hamamoto.
SEMANA DA COMPAIXÃO - Para 2010, a equipe da Secretaria da Cultura já se mostra empenhada em muito mais trabalho. Além de todos os eventos, iniciou-se o que será certamente uma tradição: a Semana da Compaixão, uma série de atividades culturais com base em mensagens de fraternidade, na semana anterior à Semana Santa, que envolveu a realização de palestras, cinema e dança em bairros distantes; doutor da alegria no Hospital Municipal; causos no CCI; música clássica no Cecin, integração do Colégio Objetivo com a estrutura da Apae e muito mais. Em relação à Paixão de Cristo, espetáculo tradicional no município, o apoio do pessoal do Cecin foi irrestrito.
BAIRRO MULTICULTURAL – Nas férias de julho, a Secretaria da Ação Cultural planeja realizar muitos eventos para o projeto ‘Bairro Multicultural’ com o objetivo de levar, especialmente para as crianças, atividades culturais e de lazer. Dentro deste projeto, quatro bairros receberão uma série de atividades culturais, esportivas e lúdicas.
14 CURSOS SÃO OFERECIDOS GRATUITAMENTE – Atualmente a Secretaria da Cultura da prefeitura de Caieiras mantém 14 cursos oferecidos gratuitamente a população local, somando um total de 2.157 alunos matriculados nas mais diversas áreas: teatro (204 alunos), violão (353 alunos), teclado (167 alunos), teoria musical (40 alunos), canto e coral (167 alunos), dança de salão (155 alunos), dança de ventre (136 alunos), oficina de circo (100 alunos), street dance (155 alunos), desenho – mangá (130 alunos), artesanato (60 alunos), capoeira (166 alunos), balé (167 alunos), e pintura em tela (157 alunos).
PARCERIAS COM O ESTADO
PONTO DE CULTURA - Muitos frutos já foram colhidos através da parceria entre a prefeitura de Caieiras e o Governo do Estado. Hoje, Caieiras tem duas organizações contempladas com o título de Ponto de Cultura: a Associação Amigos da Fanfarra e a Associação Cultural de Caieiras. São instituições cujos trabalhos são reconhecidos como de utilidade pública e que receberão quase duzentos mil reais cada, no período de três anos.
ABA CIRCO - Outro fruto colhido a partir do trabalho árduo desta administração e a organização AbaCirco, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura, foi a apresentação do grupo no último dia 08, em comemoração ao Dia das Mães. O evento foi um sucesso.
REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA – Outra importante parceria que está sendo firmada junto a Secretaria Estadual da Cultura diz respeito à completa revitalização da biblioteca Mário Meneguini. O projeto inclui a ampliação do acervo, bem como a implantação de melhorias nos equipamentos e computadores, aquisição de instrumentos e novas mobílias para comportar um maior número de livros e de visitantes.
Atualmente a Secretaria da Cultura conta com aproximadamente (600) seiscentos títulos, adquiridos através do empenho da secretaria. Livros que são, em sua maioria, de literatura e que aumentam o número de leitores no Cecin. A própria secretária da cultura, Dra Tânia Shibata conseguiu um curso de atualização de cadastramento em bibliotecas para todos os funcionários do Centro Cultural. Tudo isso tem sido fruto do bom relacionamento dela junto a Secretaria Estadual da Cultura.
“Uma das primícias de nosso trabalho tem sido a noção de equipe que se fortalece cada vez mais, ganhando a simpatia da população para fortalecimento da cultura caieirense”, completou a secretária da cultura, Tânia Shibata.

N.R. As chibatadas acima são bem vindas, mostram que a Secretaria não está parada, entretanto, não esclarecem a matéria publicada. edson navarro


AIMPC