» Notícias » Política » Ler notícia

10/06/2010
Visão do inferno em 500 metros

Vez ou outra decido sair a pé para ir ao supermercado que fica a uns 500 metros de casa. Moro, por enquanto, na Alfredo Corradini, Jd. Vitória, bem pertinho do Federzoni Serpa e da Rod. Tancredo Neves. “Uma coisa linda de se ver”.

Ainda não sei por que insisto em fazer isso. Acho que é para passar raiva mesmo. Não tem uma vez que não me irrito nessa caminhada. Mas, bem feito, quer caminhar e ver coisa bonita? Vá para a Nova Caieiras, porque a Velha...meu Deus.

Em cinco minutos de caminhada vi tanto lixo, mas tanto lixo jogado na rua, que não acreditei. E fico aqui pensando: será que vamos morrer afogados em lixo? O que está acontecendo com essa cidade? Ou o que não está? Isso me parece uma soma bem feitinha de povo muito porco com poder público muito displicente” (bonita essa palavra, mas podem pensar em outras).

Sei que existe uma teoria que explica a razão de os locais abandonados sofrerem frequentes depredações. Por outro lado, um local que sempre está em ordem, inibe a depredação. Se alguém souber explicar melhor, agradeço. Um exemplo disso é o metro de São Paulo que sempre está em ordem por passar constantemente por manutenção.

Aqui (como em toda a Velha Caieiras) acontece o contrário. Nesse meu caminho, então, voltando ao assunto dessa conversa... Além do volume de lixo, temos muita, muita, muita bagunça de uma obra interminável, uma pavimentação ridícula nas ruas, valetas aos montes, calçadas horríveis, vazamento de água secular, uma estrada com um trânsito caótico. Não, não precisa sentir dó se mora num lugar legal. Deixa que cada um encare o seu problema.

O lugar é feio mesmo em todos os dias do ano. E, como se isso fosse pouco, sempre acontece algo de absurdo nesse trajeto casa/supermecado. É incrível.

Hoje, por exemplo, ainda tive que presenciar duas loucas, tentando atravessar a estrada, com uma criança doidinha para entrar na frente dos carros. Aliás, no ponto em que está o supermercado, centenas e centenas de pessoas se arriscam todos os dias para atravessar a estrada que não tem um farol, uma lombada, nada, só carro com muita pressa de sair daquela lentidão dos infernos.

Já no alto do morro da rua Mauá, um minuto depois, encontrei dois heróis de bicicleta, dizendo que iam descer na estrada, parar o trânsito e salvar uma mãe que colocou a ela e ao filho em perigo, querendo passear de bicicleta na pista sentido Franco da Rocha. Quando chegou na curva, depois do Federzoni, sem espaço na pista, mãe e filho e bicicletas passaram para dentro do guardirreio, onde também não tinha espaço.

Aí a cena foi coisa de novela mexicana. A mulher e o filho e as bicicletas enroscados. O herói tentando parar o trânsito em plena Rod. Tancredo Neves. Um trânsito daqueles e eu gritando lá do alto para a mulher esperar, enquanto o menino herói parava a fila de carros em plena curva.

Graças a Deus, que estava naquele inferno olhando por todos, ninguém se machucou, nenhum carro bateu e deu tudo certo.

Agora, dá para acreditar que isso aconteceu em 10 minutos de caminhada? Cinco na ida e cinco na volta?


Isabel Duarte