» Notícias » Geral » Ler notícia

10/08/2017
Um novo lugar de graças e peregrinação

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
Movimento de Schoenstatt

A cidade de Caieiras, em especial a comunidade católica da região, se prepara, com expectativa e alegria, para a conquista e consagração de um novo Santuário Filial da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A bênção de inauguração será no dia 17 de setembro de 2017, às 10 horas, para a qual se esperam milhares de peregrinos de vários lugares do Brasil e de outros países. O Bispo da Diocese de Bragança Paulista/SP, Dom Sergio Colombo, presidirá a cerimônia, que será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.

O Santuário e começou a ser construído em Caieiras no dia 30 de janeiro de 2017. Já quase pronto e com os últimos detalhes em andamento, ele é parte do sonho de muitas pessoas, que há mais de 30 anos almejam conquistá-lo.

“Estamos nos preparando para a Benção do Santuário em setembro. Voluntários da Família de Schoenstatt e equipes da Prefeitura estão mobilizados para garantir a estrutura e o suporte para recebermos bem os peregrinos que virão de todos os lugares do Brasil e do exterior. Também precisaremos do apoio da população e de pessoas que desejam ser voluntárias nesse dia de graças”, ressalta Luverci Rossatti Duval, presidente da Associação Apostólica Indivisa Christi, que administra o Santuário.

O Santuário de Caieiras será abençoado em um Ano Mariano

O 23º Santuário Filial de Schoenstatt do Brasil surge num período especial para os católicos, marcado, em todo o mundo, pelas festividades dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima e, no Brasil, pelos 300 anos de Aparecida, nomeado Ano Nacional Mariano pelo Papa Francisco. Em Caieiras, particularmente, esse é também um período de festa pelo centenário da primeira igreja da cidade, dedicada a Nossa Senhora do Rosário.


Obra de Schoenstatt: Uma Família Internacional

O Santuário de Caieiras pertence ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, uma Obra Internacional fundada pelo Pe. José Kentenich na Alemanha, presente hoje em centenas de países. É do Santuário que partem as imagens da “Mãe Peregrina”, tão conhecidas no Brasil, que alcançam os lares de mais de 2,5 milhões de famílias no país. Só na região de Caieiras – incluindo Mairiporã, Franco da Rocha e Francisco Morato – são 480 imagens que percorrem cerca de 14.600 casas mensalmente.


O Movimento de Schoenstatt em Caieiras

Desde o ano de 1982 o Movimento Apostólico de Schoenstatt está presente na cidade, particularmente pelos trabalhos e esforço da Sra. Leonor Tarifa Gavilan – consagrada pelo Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, que fez germinar a semente de Schoenstatt na cidade.

O sonho da Sra. Leonor, de que Caieiras tivesse um Santuário da Mãe e Rainha, permaneceu vivo mesmo após a sua morte e a Família de Schoenstatt – hoje formada por muitos casais, jovens, mães, homens e mulheres – permanece fiel e confiante nesse projeto.

 

Incentivando o turismo e a cultura na região

Segundo o prefeito de Caieiras, Gerson Romero, o município “se orgulha de ser a 23ª cidade brasileira a receber um Santuário de Schoenstatt. Este será um lugar abençoado, que trará muitos avanços para o município e reforçará os laços de pertencimento da comunidade católica para com a cidade, que está preparada para receber os peregrinos que vierem visitar o local”.

O poder público vem se envolvendo diretamente na organização e infraestrutura para acolher os peregrinos no dia da bênção, 17 de setembro. “A inauguração do Santuário de Schoenstatt fará com que Caieiras seja inserida no restrito rol de cidades que têm a honra de dizer que o possuem. Além disso, o Santuário abrirá um novo precedente: o de proporcionar o desenvolvimento do turismo religioso, trazendo avanços para a cidade em termos sociais e econômicos. A cidade está de braços abertos para receber todos os peregrinos que para cá vierem visitar o Santuário”, afirma o prefeito, que também diz: “Para além do turismo, a construção do Santuário de Schoenstatt contribuirá para o reforço das raízes que fundamentaram a sociedade caieirense, formada em grande parte por católicos. Sem dúvida, a vinda do Santuário para Caieiras é motivo de muito orgulho para toda a comunidade católica”


O Santuário de Caieiras em números

3,6 milhões de famílias recebem a Mãe Peregrina no Brasil mensalmente (em média 14,4 milhões de pessoas).

6.300 famílias recebem a Mãe Peregrina em Caieiras.

14.600 famílias recebem a Mãe Peregrina na região (incluindo Caieiras, Mairiporã, Franco da Rocha e Francisco Morato). 480 imagens que percorrem as casas.

35 anos se passaram desde que a Sra. Leonor Gavilan iniciou os trabalhos com o Movimento Apostólico de Schoenstatt na cidade.

Em 2007, o movimento recebeu o atual terreno.

Em 3/12/2016, foi dada a “primeira pazada”, marcando o início oficial da obra.

31 milhões de Ave-Marias serão rezadas na intenção da conquista do Santuário.

 

Contatos e endereço

Endereço do Santuário: Av. da Paz, 315 - Morro Grande - Caieiras/SP - CEP: 07725-540

Para fazer parte desta grande Família, envie e-mail para [email protected]

No Facebook, acesse facebook.com/schoenstattcaieiras


Informações atualizadas

http://www.schoenstatt.org.br/2016/05/15/informacoes-sobre-o-novo-santuario-filial-de-caieiras/

 

Programação

 

1º dia do tríduo – 14 de setembro (quinta-feira)

20 horas

Tema - Acolhimento: no coração da Mãe

 

2º dia do tríduo – 14 de setembro (sexta-feira)

20 horas

Tema - Transformação: nos passos do Pai

 

3º dia do tríduo – 16 de setembro (sábado)

20 horas

Tema - Envio: do Santuário para o mundo

Local do Tríduo: No terreno do futuro Santuário

Dia 17 de setembro

9 horas

Acolhida aos peregrinos, com cantos e a preparação para a Santa Missa.

10 horas

Celebração Eucarística e bênção do Santuário, presidida por Dom Sergio Colombo (final previsto entre 12h30 e 13h).

Após a Missa

Esse tempo fica em aberto para as pessoas visitarem o Santuário. Haverá praça de alimentação e venda de artigos religiosos.

 



JAS