» Notícias » Geral » Ler notícia

24/11/2017
Nova saúde começa em dezembro

Até onde vão as informações o Pronto Socorro Municipal começa a ser gerido pela entidade filantrópica carioca em dezembro. Vai levar quase R$ 2 milhões do Município por mês para colocar a casa em ordem, pelo menos é o que se espera. 

O objetivo da terceirização é fazer o bonde andar, missão meio impossível com a atual administração da saúde. O contrato feito entre a prefeitura e a entidade é rígido, se vai funcionar só o tempo dirá.

Só o fato de médicos novos poderem ser contratados e acabar com o corporativismo já é um grande passo, pelo menos vão cumprir dias de trabalho e horários, espera-se. 

A quantidade de médicos contratados no Município é bem superior ao mínimo exigido pela OMS, entretanto, o atendimento precário. O pior, ganham bons salários, alguns mais de R$ 16 mil por mês para dar um plantão semanal. 

Uma das trágicas piadas sobre esses profissionais conta que uma médica plantonista semanal, ficou furiosa porque seu plantão foi mudado para o sábado, dia em que ela vai ao supermercado.A que ponto chegamos.

Colocar um médico para dirigir a saúde pública dificilmente dá certo, o cargo exige conhecimentos especificos que ele não tem.Aqui em Caieiras a situação ficou crítica devido a política de compadres e quem sofre é o povo, com falta de profissionais, medicamentos, etc. Profissionais tem a vontade só é preciso cumprir as horas pelas quais recebem. 

A política de compadrio também  funciona para  acordos políticos, assim um determinado vereador "manda" no posto médico de tal lugar, outro, "manda" em outro e por aí vai. Tudo com o beneplácito do secretário da saúde. E já que é assim o vereador que assuma a responsabilidade pelo bom funcionamento, mostre que é competente e certamente naquele bairro terá o reconhecimento da população. 



Edson Navarro