Versão para impressão

28/09/2010
Ei, senhores, e o nosso acesso?

Ei, senhores, e o nosso acesso?
Antigo acesso pela rua Mauá.
Acreditar, confiar, esperar são ações para quem quer viver melhor e sofrer menos. Mas, quando isso representa ser empurrado com a barriga, ignorado ou negligenciado, tudo muda de figura e o sofrimento pode virar indignação fácil, fácil.
Há cerca de um mês, fui até a prefeitura para falar sobre o fechamento do acesso ao Jardim Vitória, Jardim Boa Vista e Vila Gertrudes, utilizado há décadas, via rua Mauá, na cidade de Caieiras.
Eu e meu marido fomos convidados pelo Sérgio, da FO Marmoraria, que vinha conversando sobre o assunto com outros moradores e comerciantes dos bairros, o Paulo, da Work Center, e o Augusto, veterinário da Clínica Sol e Lua. O vereador Adriano (Sopó) articulou o contato com o prefeito e outros servidores.Fiquei impressionada com a prontidão do prefeito Hamamoto em nos receber juntamente com uma equipe bastante representativa - o Sr. Naohiko e o Sidnei, para falarem de obras, o Dr. Rodrigo e o Fábio, para falarem de segurança e trânsito, e o Adriano vereador. Pareceu que tudo se resolveria em poucos dias. Mas, doce ilusão a minha.A vida dos moradores desses três bairros está um verdadeiro inferno! Tente sair de Caieiras e ir até um desses bairros de carro para sentir o pesadelo que vivemos todos os dias. Ah, mas se para você andar de carro é um luxo, tente ir de ônibus, descer no ponto, logo depois do Supermercado Federzoni, e atravessar a estrada. Se sobreviver, vai poder contar a aventura.A confusão fica maior quando alguém tenta sair do bairro, para sentido Franco da Rocha, neste mesmo acesso. Além de enfrentarmos diariamente, e em qualquer horário, um trânsito gigantesco, temos que ficar parados no meio da Rodovia Tancredo Neves, na altura do km 37, para atravessar em frente à E.E. Dr. Nelson Manzanares, em um lugar que não foi sinalizado para essa travessia de carros.
Se não entendeu onde fica esse lugar, é quase em frente à entrada para o Grêmio XIV de Dezembro que, aliás ficou só com saída, depois do desenho da estrada feito pelos GENIAIS engenheiros do DER.Voltando à travessia, lembro a quem se aventurar em fazê-la: reze muito para ninguém acertar a traseira do seu carro.
A opção mais segura, e também muito mais lenta, é percorrer mais um km e demorar uma eternidade, até chegar no trevo do Jardim dos Eucaliptos, fazer a conversão e levar mais uma eternidade para voltar até essa bendita entrada para o Jardim Vitória, Jardim Boa Vista e Vila Gertrudes.
Na reunião com as autoridades, fiz uma brincadeira que, no dia, achei absurda. Mas, hoje, vejo que tem lá seus fundamentos. Comentei com o prefeito e os demais servidores: “os moradores não precisarão queimar pneus na estrada para vocês e o DER tomarem uma providência, não é? Nós rimos, afinal queimar pneus numa estrada tão movimentada, não seria um ato civilizado.
Mas, diante da falta de respeito do DER e da Prefeitura de Caieiras, que promovem mudanças, sem avaliar as consequências para moradores e comerciantes, alguém teria uma ideia melhor?
Há décadas, o DER e seus engenheiros formados sabe Deus onde, fazem das estradas suas pistas de autoramas, onde brincam de carrinho e ignoram as pessoas que pagam seus impostos, acreditando que terão o mínimo de qualidade de vida.
Aqui, nesse blog, posso falar para meia dúzia de pessoas lerem. Mas, a partir de hoje, começo uma campanha para mostrar para a mídia de São Paulo, que as pessoas das cidades do entorno da capital estão sendo tratadas com total desrespeito pelo poder público. N.R. Jornalista ingênua e fora do mundo a quase trinta anos acorda e quer colocar fogo em peneus na rodovia tancredo neves,depois de ter sido vítima de políticos a jornalista ficou revoltada, primeiro não poupou elogios, brigou com um antigo padrinho, disse que estava sendo usada, etc. agora que a ficha caiu, cai de pau no óbvio. Para compensar daqui para frente vai mandar matérias de sua autoria para a imprensa em geral, os assuntos vão girar sobre as viagens de papai noel, a cegonha mimi, o coelhinho bobico da páscoa, gnomos e outras fábulas que ela acredita. Mais informações no blog "terra do nunca" http://bogajo40.blogspot.com

Isabel Cristina