Versão para impressão

23/07/2011
Estágio para jovens

A prefeitura de Caieiras que já mantém um programa de estágios junto ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), tendo 120 jovens estagiando no município, cedeu uma sala na secretaria de Educação da Prefeitura, para que o espaço seja utilizado como sala de capacitação do programa Aprendiz Legal do CIEE.

O lançamento do projeto foi realizado na última semana no CECIN e contou com a presença de autoridades locais e empresários da cidade e região. O objetivo do evento, segundo o superintende do CIEE, Luiz Gustavo Coppola, foi mobilizar os empresários da cidade  sobre a importância de contratar os jovens através do projeto, cumprindo desta forma a Lei 10.097, que determina que empresas de médio e grande porte têm uma cota, de no mínimo 5% do número de funcionários, para contratar jovens.

O programa é um serviço de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens ao mercado de trabalho. Eles são contratados pela empresa por um período máximo de dois anos para atuarem nas mais diversas áreas. Durante o tempo que estão como aprendizes, os jovens participam também de curso de capacitação oferecido pelo CIEE.

E para as empresas que contratam os jovens aprendizes, a grande vantagem é a possibilidade de contar com profissionais qualificados para atuarem em diversas áreas. Além disso, elas têm a possibilidade de contratar funcionários com encargos reduzidos. Ao invés de 8%, a empresa recolhe apenas 2% sobre os valores de remuneração de cada jovem, inclusive sobre gratificações, para crédito na conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

 


aimpc