Versão para impressão

22/03/2013
Vereador faz discurso duro contra o lixão

Vereador Panelli

 

O vereador Panelli foi contundente em criticar o lixão da Essencis, disse que as gerações futuras serão as herdeiras desse passivo ambiental. Denunciou ainda a importação de lixo tóxico, em aparte o Vereador Alvaro Berti aprovou as palavras de Panelli e lembrou que essa é uma luta antiga dele.

A Essencis recebe lixo de várias cidades, inclusive lama de mercúrio oriundo de Cubatão, lixo tóxico pior que esse só poluição nuclear. Essas importações de resíduos tóxicos já foram denunciadas na Sec. do Meio Ambiente e no Comcid, provavelmente estão arquivadas, a omissão dos responsáveis ficou clara.

Como o vereador decidiu enfrentar corajosamente essa situação, algumas alternativas exitem: Lei Municipal proibindo a importação de lixo ou resíduo tóxico, pedir a criação de uma CPI para apurar o porque de nenhuma providência ter sido tomada pelas autoridades do Município.

A falta de informações sôbre o lixo tóxico, inclusive quanto ao perigo que os caieirenses estão expostos, no caso de vazamento de algum desses venenos , tem que ser debatida abertamente, sequer existe um plano de evacuação da população caso seja necessário. Bopal na Índia não pode ser esquecida, foram mais de 100 mil mortos.

Os CTRs (Centros de Tratamentos de Resíduos) são extremamente importantes se instalados corretamente, o lixo nas suas várias classificações é um problema de ordem mundial, requer investimentos públicos e privados, a reciclagem evitaria o enterro de milhões de reais.

A Cavo/atual Essencis “vendeu” um projeto que dizia ser de “primeiro mundo” entregou um simples aterro sanitário com alguns atenuantes. Na época e com o beneplácito das autoridades, fez uma verdadeira lavagem cerebral nas pessoas, atingindo principalmente as crianças na escola, Goebbels não faria melhor. Infelizmente até agora não foi exigido a implantação do projeto nem pelos prefeitos e vereadores nem pela Cetesp que aprovou o EIA-RIMA.

Estima-se que o lixão receba hoje mais de 10 mil toneladas por dia, dessas algumas são de resíduos industriais tóxicos. Várias Cidades exportam lixo para Caieiras, a maior de todas é São Paulo que tem Lei proibindo a importação de lixo, é o velho ditado popular: pimenta nos olhos dos outros é colírio.

As críticas do vereador Panelli foram feitas da tribuna da Câmara, apenas o vereador Berti se manifestou, a luta é árdua.

O Jornal tem matéria abundante sôbre o lixão, estão disponíveis nas páginas internas.


Edson Navarro