Versão para impressão

05/06/2013
III Semana do Meio Ambiente Eventos

Reserva florestal, com os dias contados

Programação dos Eventos da III Semana Municipal do Meio Ambiente de Caieiras.


Data: 05/06/2013 - Inauguração da Primeira Etapa do Projeto Viveiro de Mudas - Cooperação com o Parque Estadual do Juquery e Fundação Florestal.Horário: das 10:00 às 12:00 horas Local: Viveiro de Mudas - Parque Estadual do Juquery - Av. Olindo Dartora, s/nº - Morro Grande (Acesso pela Av. da Paz,  após o Santuário Mãe Rainha - área da antiga Horta dos Pires) oficinaC/ONSTRUINDO A COLETA SELETIVA

Data: 05/06/2013

Horário: das 19:00 às 22:00 horas

Local: Centro Cultural Isaura Neves - Cecin - Rua Argentina, 400 - Centro – Caieiras/SP (Evento aberto ao público).Objetivo:Apresentar e debater um modelo dinâmico de implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (lixo) para o território do município de Caieiras, tendo como premissa a valorização dos recicláveis e principalmente dos recicladores atuantes, com o fortalecimento dos atores do mercado de venda e compra de recicláveis através do incentivo à criação de rodadas de negócios. Debater formas de fomentar a logística reversa de RSU, parcerias para separação, desmonte, compactação, transporte, depósito e comercialização por atacado derecicláveis, estimulando a articulação e integração de iniciativas de recicladores da Bacia do Juquery, como forma de agregar valor ao trabalho e aos produtos da seleção e do beneficiamento dos resíduos.Expositores/Debatedores:Abertura: Dr. Roberto Hamamoto – Prefeito Municipal Palestra Magna: Francisco Maciel, Empresário em Sustentabilidade, Eng pela Poli-USP, Mestre em Energia e Meio Ambiente, Doutorando em Mudanças Climáticas. Atua em projetos de sustentabilidade há 20 anos, tendo sido consultor do PNUD, Banco Mundial, GIZ/MMA e palestrante nas conferencias de mudanças climáticas da ONU. Um dos 100 nomes destacados pela sua contribuição a sustentabilidade em São Paulo na Virada Sustentável 2013, também é conhecido como Txai Brasil (como músico e compositor), tendo sido palestrante no tedxportoalegre e curador no tedxpelourinho.Bonfilio Alves Ferreira, advogado, jornalista e educador ambiental (criador do Projeto Reciclarte), Secretário Municipal do Meio Ambiente de Caieiras. Tema: Plano Piloto para Implantação da Coleta Seletiva de Caieiras.Essencis Soluções Ambientais(CTR Caieiras). Tema: Gerenciamento de RSU em Caieiras e as novas tecnologias de reciclagem de resíduos sólidos, recuperação de matérias-primas e produção de energias renováveis. Parcerias na Coleta Regular e no Programa da Coleta Seletiva de Caieiras.Horácio Pedro Peralta, advogado, diretor presidente do Grupo PPEC Ambiental. Tema: Destinação Final e Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil.Debatedores (Convidados Especiais): SEBRAE (Oeste), Sindicato das Cooperativas de Catadores do Estado de São Paulo, empresas do setor de Reciclagem e Recicladores de Caieiras e região. Gestores públicos das áreas de Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Emprego de Caieiras e demais municípios do Vale do Juquery. Comunidade em geral (Aberto ao Público).Promoção – Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Obras e Planejamento, Promoção Social, Desenvolvimento Econômico e Emprego e do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Caieiras. Apoio: Secretaria Municipal de Ação Cultural. Feira de Trocas Solidárias / Os 3 R's no Bazar Desapega Oficina de Capacitação (atividade Simulada + Dinâmica).

Data: 06/06/2013
Horário: das 15:00 às 19:00 horas (atividade de Feira Simulada e em seguida dinâmica da Feira na prática)Local: Centro Cultural Isaura Neves - Cecin - Rua Argentina, 400 - Centro – Caieiras/SP (Evento aberto ao público).Objetivo:Oficina teórica e prática de treinamento dos organizadores e participantes da futura Feira de Trocas Solidárias / Bazar Desapega, na metodologia de inclusão social da Feira e do uso e circulação da moeda social alternativa, em eventos a serem promovidos e mantido com regularidade em Caieiras (em espaços públicos como o MAC/PC e Praças da Família) em parceria com Fundo Social de Solidariedade, Fundações e Associações Beneficentes da cidade.Abertura: Dr. Roberto Hamamoto – Prefeito Municipal Moderação: Bonfilio Alves Ferreira Facilitadores: Equipe das Secretárias Municipais do Meio Ambiente, Promoção Social, Desenvolvimento Econômico e Emprego e do Fundo Social de Solidariedade.Apoio: Voluntários(as) das entidades parceiras e do Bazar Desapega.Palestrantes:Carlos Henrique de Castro, Contador, fundador do primeiro Clube de Trocas no Brasil, atualmente animador e interlocutor de projetos ligados a clubes de trocas em São Paulo e no Brasil, oferecendo cursos, oficinas  e palestras aos interessados na metodologia.Rute Barreto Ramos, Assistente Social Sanitarista, trabalha no CECCO Santo Amaro e Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar, respondendo pela Interlocução de Saúde Mental da Região. É integrante da Comissão Executiva da Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária.Promoção – Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Promoção Social, desenvolvimento Econômico e Emprego e do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Caieiras. Parcerias e Co-organização: Bazar Desapega.Apoio: Secretaria Municipal de Ação Cultural.
Participação Especial/Entidades Parceiras: Bazar da Fundação Vó Ambrosina; Bazar do Hospital Fabiano de Cristo; Feira de Artesanato; Expositores selecionados da iniciativa Bazar Desapega e Comunidade convidada (aberto ao público).

 


sec.meio ambiente