Versão para impressão

31/01/2014
Vacinação contra o HPV

 

O Ministério da Saúde lançou no dia 22 de janeiro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). As vacinas começarão a ser aplicadas a partir do dia 10 de março em meninas de 11 a 13 anos. A meta do Ministério é imunizar 80% das 5,2 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da Campanha.

O HPV é um vírus transmitido em relações sexuais por meio do contato direto com pele ou alguma mucosa infectada. O HPV, assim como o HIV, também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. Entre os desdobramentos do contágio, está o câncer de colo de útero, o terceiro tipo de tumor mais comum nas mulheres. Por isso, a importância da campanha preventiva.

A Secretaria de Saúde de Caieiras, através da Vigilância Epidemiológica, tem como objetivo vacinar 2.437 meninas. Para isso, segundo Almara Checoni, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, representantes do Órgão visitarão previamente as escolasda rede estadual que estão no município para estudar as estratégias a serem adotadas quando o período de vacinação começar.

A partir daí, será possível elaborar um cronograma com os pontos de vacinação em cada escola, a quem será dada a incumbência de informar aos pais ou responsáveis qual será a data em que as vacinas serão aplicadas.

De acordo com Almara, as alunas levarão uma autorização para que seus pais tomem ciência de que elas serão imunizadas. Caso a autorização não seja assinada, os pais ou responsáveis terão que assinar um termo de recusa.


site pmc