Versão para impressão

14/04/2014
Dengue tem 24 casos suspeitos

Chamando a atenção no combate a dengue

A Vigilância Epidemiológica de Caieiras, órgão subordinado à Secretaria da Saúde, tem promovido diversas ações de prevenção e controle da dengue. Na cidade, até o momento, foram notificadas 24 suspeitas de casos da doença, entretanto, apenas duas foram confirmadas.


De acordo com a Vigilância, assim que é feita a notificação da suspeita, agentes da entidade fazem uma entrevista com a pessoa para identificar sinais de como e onde houve a possível infecção. Depois, eles vão até a residência e fazem uma varredura num raio de 500 metros para identificar o foco e realizar o "bloqueio".

Prevenção e conscientização

Na semana passada, agentes da Vigilância estavam na Praça Pró-Polo, no Centro de Caieiras, fazendo panfletagem e tirando dúvidas dos cidadãos a respeito da doença.

Com o objetivo de chamar a atenção para os riscos da dengue, a Prefeitura, por meio da Vigilância, desde o ano passado tem feito a distribuição de panfletos e cartilhas e circulado com o veículo com o "fumacê", composto repelente de insetos e que atua também contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Além disso, diversos outdoors estão espalhados pela cidade com a campanha: "Seja um heroi você também e entre nessa luta".

Algumas medidas simples ajudam bastante no combate à dengue: manter a caixa d'água sempre limpa e fechada, não deixar água acumulada em nenhum recipiente, como pneus e garrafas e trocar a água dos vasos de planta por areia.


site da pmc