Versão para impressão

27/02/2015
Vereadores criam CPI em cima da Essencis

Vamos torcer para não acabar na saborosa

Na última sessão da Câmara Municipal de Caieiras, os vereadores aprovaram por unanimidade a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para averiguar as atividades e cumprimento de projeto por parte da Essencis.

Na pauta deve entrar a quantidade de resíduos que entra diariamente no aterro, vindo de outros municípios, inclusive os restos toxicos como lama de mercúrio, etc. O projeto original da antiga Cavo foi vendido como de “primeiro mundo”, anos depois o que se vê é um aterro sanitário melhorado, não há  triagem muito menos reciclagem.

O aterro  foi apelidado de o maior lixão do mundo, nada a ver com a promessa e EIA RIMA apresentado para a população caieirense, o mau cheiro  não para, fede dia e noite na antiga cidade dos pinheiras. Denúncias de contaminação do lençol freático por resĩduos industriais de extrema toxidade tem aparecido , mas nada se apurou oficialmente até o momento, também não se tem notícia se alguma autoridade pública tomou essas providências,  dizem que no máximo  a Cetesp faz é ir lá e fazer  uma multinha, mas cumprimento do projeto, nada.

Não se sabe se alguma vez a nossa prefeitura fiscalizou a empresa, principalmente quanto ao material tóxico que é jogado no aterro, denúncias não faltaram inclusive no COMCID, feita diretamente ao secretario do meio ambiente, Bomfilio.

A única vez que o Ministério Público agiu com energia , foi quando o Procurador João Calsavara entrou com uma ação civil pública e conseguiu brecar o funcionamento do aterro, por pouco tempo porque a justiça mandou prosseguir. E sempre é bom lembrar que o projeto de lei para aprovação do lixão foi do ex-prefeito névio e pelos vereadores da época, exceto a então vereadora  dóca que votou contra.

Caso essa CPI seja para valer e não somente  para acabar em pizza, a Essencis vai ter que explicar muita coisa, também o atual prefeito, vice , ex-prefeitos, vices, atuais e  ex-vereadores tem explicações a dar.  “animi nostri politici non praevalet”.

Leia toda a história da implantação da Cavo/Essencis neste Jornal na página de história, inclusive a ação civil pública que tentou resguardar o meio ambiente dos caieirenses.

Você leitor/a  acompanhe os trabalhos da CPI e cobre do seu vereador uma atuação clara, imparcial, chegou a hora de eles mostrarem que não estão tão só preparando pizza.


Edson Navarro