Versão para impressão

05/05/2015
Hoje tem Teatro

Espetáculo de hoje: O de Cujus: conta a história real de processo judicial contra um morto.

 

Dia 7 de abril, terça-feira, às 20h, estreia o espetáculo Questão de Direito de Hermano Leitão no Teatro Bibi Ferreira. A  peça é uma ferramenta para os operadores do Direito e para o público em geral  interessados no entendimento de questões tratadas pela Justiça na aplicação das  normas vigentes. Em interação direta com a plateia no teatro, a cada semana, um  julgamento é realizado em fragmentação temática de um dado processo cuja  sentença ou Acórdão ilustra em que princípio e base legal um determinado caso é  resolvido. Ingressos a R$ 40,00.

Questão de Direito Textos e direção: Hermano Leitão. Produção: Tchesco  Produções Artísticas. Elenco convidado:Claudiane Carvalho, Carim Feres, Jean Jacques Erenberg, Gabriel Monteiro, Franklin Medeiros, Hérculles Moreno, Roger Rodrigues, Luana Martins, Viviane Esteves e Wallace Becker.

A peça Questão de Direito dramatiza casos sobre Direito civil, penal, constitucional, tributário, eleitoral e de família, dos consumidores são contextualizados e expostos para compreensão das leis aplicadas.

De forma espelhada aos atos processuais praticados no Juízo singular ou nos Tribunais, atores assumem papéis de advogado, juiz, promotor, partes e testemunhas na conformidade da especialidade do Direito em questão. Nesse ambiente, a dramaturgia levada ao palco prestigia a base legal dos casos, em revelação dos limites da tutela judicial a ser alcançada, mas sempre em consideração ao diálogo claro e didático. À plateia, caberá o referendum ao decisum dramatizado, a considerar o grau de justiça que se quer valorizado.

“Nós brasileiros temos contato com algumas informações sobre leis na televisão e muito pouco no cinema. Acabamos assistindo mais séries e filmes americanos, mas as leis no Brasil são muito diferentes. Na faculdade eu tive acesso as leituras das leis, o que dificultava muito a compreensão, se eu tivesse assistido dramatizações das leis que estudava, teriam me ajudado muito e poupado esforço”, relata Hermano Leitão.

Os temas dos espetáculos são:

Os Infiéis– Desfiliação Partidária Sem Justa Causa – Direito Eleitoral –Je suis Charlie– Liberdade de Expressão – Danos Morais - Direito Civil –A inversão da prova– Indenização por Danos Morais – Direito do Consumidor.Cidadão Pop– Aposentadoria de Prefeito – Direito Administrativo e Constitucional O de Cujos– Comissão de Corretagem – Intermediação -Direito Civil –Conta d´água– Responsabilidade Civil – Matérias jornalísticas – Direito Civil -O Furtado– Recurso de Apelação - carência da execução - Direito Civil -Mal na Foto– Direito de Imagem do Ator – Dano Material– Direito Civil –Ficha Suja– Impugnação de Registro de Candidato – Direito Eleitoral

Hermano Leitão é advogado, ator, autor e diretor de teatro. Escreveu: as
ficções: Lula da Silva, pragmático ou desnudo? e Tratado sobre a Burrice ao Alcance de Todos; a não ficção Brasil, Nação sem Caráter; as peças: O Acidente da Perua (escrita em 1999 e encenada em 2000 no Teatro Ruth Escobar e em 2004 no Teatro do Centro da Terra), As Mulheres de Cássia (escrita em 2000 e encenada em 2001 no Teatro Bibi Ferreira e em 2004 no Teatro do Centro da Terra), O Homem que Fala com a ... (escrita e encenada em 2003 no Teatro Ruth Escobar e em 2004 no Teatro do Centro da Terra), Almas Perfumadas (escrita em 2002 e encenada no Tablado, Rio de Janeiro), Os Transketeiros (escrita em 2003 em co-autoria com Thiago Gomes, lida no Teatro do Centro da Terra em 2004), Almas Suspeitosas (escrita em 2004 em co-autoria com Edson Navarro, encenada em 2008 no Teatro do Centro da Terra), Holly Wood Actors (escrita em 2005 em co-autoria com Gabriel Monteiro, encenada em 2006 no Teatro do Centro da Terra), Spray do Amor (escrita em 2006 e encenada em 2008 no Teatro Brigadeiro), Cavalheiros de Shakespeare (escrita em 2003 – encenada no Café Teatro em junho e julho de 2005), Os Três Venenos (escrita em 2007); Neny Hotel Inn (escrita em 2009, apresentado no Teatro de Centro da Terra em 2010 e no Teatro Ruth Escobar e Teatro Bibi Ferreira em 2011); Shakespearando, também traduzida para o inglês sob o título Shakinspiring or Shakespearing, inédita; e a Tele Comédia (sitcom) Almas Suspeitosas em vinte capítulos para televisão cinema, exibida no Arteplex Frei Caneca em 2010. Solilóquios de Shakespeare no Teatro Bibi Ferreira em comemoração aos 450 anos de nascimento do Bardo e temporada no Teatro Maria Della Costa. Autor da web série Mulheres de Cássia exibida em capítulos no youtube em 2014.


jas