Versão para impressão

04/01/2016
Atenção com o IPVA

Mensagens têm circulado pelas redes sociais avisando sobre possíveis golpes com boletos falsos para pagamento do IPVA de 2016. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, trata-se apenas de um boato.

A mensagem que circula na internet diz: “Cuidado com o IPVA se vier antes de janeiro, com a data de emissão em janeiro. Não pague! Consulte o site do Departamento de Trânsito (Detran), pois invadiram o sistema e se você pagar o valor irá para a conta dos bandidos. A notícia, inclusive apareceu no jornal e realmente as contas estão chegando antes. Para garantir, puxe a conta no site do Detran ou pague pelo boleto da internet”.

Esta mensagem contém algumas informações incoerentes: primeiro, a cobrança do IPVA é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda de cada estado e não do Detran. No caso de São Paulo, a secretaria estadual informou, que não houve nenhuma invasão no sistema, mas que não envia boletos para pagamento do IPVA. Ou seja, qualquer cobrança assim é falsa.

O que o órgão faz, é “emitir um aviso de que a data de vencimento está próxima (de acordo com o final da placa), e informar quais as opções e prazos para quitar à vista (com desconto de 3%) ou parcelar. Informados, os proprietários precisam consultar a rede bancária para saber do valor correto e efetuar o pagamento”.


Site Uol