Versão para impressão

20/05/2016
6ª Conferência das Cidades

N.R. Com pouca participação popular e  a realização de uma audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado,  absolutamente fora de hora e local, de iniciativa do secretario do meio ambiente Bonfilio, não foi bem recebida pelos organizadores da Conferência, Bonfilio foi duramente criticado, segundo um dos presentes foi só mais uma trapalhada do secretário  que estão virando folclore. Entretanto fica a indagação: serão mesmo trapalhadas ou as atitudes assumidas pelo secretário deveriam ser avaliadas e porque não investigadas para melhor esclarecimento ao povo caieirense. 

Leia o resumo da Conferência :

Realizada nos dias 17 e 18 de maio , no Clube da Terceira Idade a 6. Conferência Municipal  contou com a participação de palestrantes renomados como o Prof. Sadalla Domingos.
Os temas apresentados explicaram sobre o Desenvolvimento Urbano e Habitação , Plano de Saneamento,  e o Plano Diretor.

A importância do Rio Juqueri foi ressaltada, em especial a Bacia dos Cavalheiros que teve a construção de 3 lagos aprovadas pelos Órgãos Competentes, e onde esta previsto um grande empreendimento imobiliário.

Oportunamente aproveitou-se a Conferência para realização da Audiência Pública do Plano de  Desenvolvimento Urbano Integrado,  erroneamente talvez, já que assunto de tamanha importância deveria ser devidamente divulgado.  Ofuscado e sem grande participação popular não serviu ao quesito proposto. 

Questões como a possibilidade do  Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado interferir de forma negativa no Plano Diretor Municipal, e  os problemas de habitação de um município vizinho serem empurrados para outro,  foram levantadas . O PDUI  Consiste em planejar e estabelecer diretrizes, projetos e ações para orientar o planejamento urbano regional, trata de problemas que englobam todos os munícipios, como transporte, abastecimento  de água, saneamento ambiental e a habitação, serviços ou necessidades que ultrapassam as fronteiras municipais.

Ana Rocha, representante da Emplasa, explicou que o PDUI é um plano diretor voltado para o conjunto dos munícipios e da região metropolitana e que será levado em conta o Plano Diretor de cada cidade, mas centrará esforços para a solução dos problemas comuns aos municípios.
A Conferência terminou com debates e sugestões e as propostas serão encaminhadas para a Plenária Estadual.  Mileine Navarro


jas