Versão para impressão

24/06/2016
Piora a Segurança Pública na Cidade

Aumenta a roubalheira em Caieiras

De uns tempos para cá a segurança pública em Caieiras vem piorando, roubos e assaltos aumentam dia a dia sem serem contidos.

Caieiras possui duas Delegacias de Polícia Civil, uma companhia da PM e a Guarda Municipal, conta ainda com o Comseg - Conselho Comunitário de Segurança. Ao todo as corporações somam aproximadamente 300 policiais em funções diversas, vão de burocráticas ao patrulhamento.

As causas aparentes são o aumento populacional causado por loteamentos populares, o desemprego, a falta de incentivos aos profissionais, baixos salários, o Rodoanel que transformou a Cidade em rota de passagem para os demais Municípios da região, etc. Quanto ao Conseg a principal alegação dos munícipes é a politização do Conselho, ou seja, em vez de cumprir sua finalidade virou órgão para fazer política.

A crítica ao Conseg é um tanto injusta, a falta de interêsse da população em comparecer às reuniões não é de hoje, o comodismo é marca registrada do brasileiro, não acompanha, não reivindica e depois reclama que não funciona.

Quanto às polícias e guarda há muito o que fazer para melhorar , começando por integrá-las de fato e não somente nos discursos e no papel. O Município pode juntar a parte operacional das corporações, hoje sabe-se que cada um puxa a corda para um lado e o resultado final não resulta em eficiência satisfatória.

As disparidades começam pela isonomia salarial completamente distorcida entre os agentes policiais, isso causa desânimo e mal estar. Na saúde existe a gratificação de isonomia salarial, ou seja, um enfermeiro do Estado ganha a mesma coisa que um do Município, ou vice verso. Porque não fazer igual ?.

E por fim, se for vítima de roubo ou assalto nunca deixe de fazer o Boletim de Ocorrência, mesmo que de imediato a polícia não investigue o crime, serve para orientação posterior  que é muito importante para o serviço de inteligência policial. O B.O. pode ser feito pela internet no site da Secretaria de Segurança Pública.

 


edson navarro