Versão para impressão

06/07/2016
Evolucão da fedentina em Caieiras

Veja no gráfico como evoluiu a fedentina do lixão da Essencis desde 2007 (fonte:medidor do cheiro do lixão do Jornal com base no  olfato humano, coletado em vários pontos da Cidade) foi de "sem cheiro" para insuportável em 9 anos. O pedido de ampliação do aterro sanitário está para ser votado no COMCID, na última reunião do Conselho não houve quorum e a votação ficou para a próxima. 

O cidadão caieirense deve acompanhar atentamente  o posicionamento dos responsáveis pela aprovação ou não do projeto. Lembrando que resíduos considerados extremamente tóxicos estão armazenados là e o projeto original do eia-rima aprovado pela Cebesb aparentemente foi esquecido.

Segundo o Presidente do Comcid o Conselho vai exigir a prestação de contas de todo o projeto eia-rima e consema, além do cumprimento de Lei Federal . No PDUI foi aprovado em Maio de 2016 que  para a continuidade do lixão é necessário cumprir Lei Federal e diz o texto: "Grupo III Saneamento Básico "Em cumprimento à Lei Federal  n.12305/10  Imposição de  restrição a ampliação/alteamento do aterro sanitário CTR (Essencis) vinculando-se a sua continuidade à obrigatoriedade do investimento em novas tecnologias de reciclagem beneficiamento de resíduos e ou aproveitamento energético, por meio da fomentação de arranjos produtivos locais ou regionais de Resíduos Sólidos Urbanos.

Os Conselheiros são chamados a fazer a história de Caieiras na reunião do Comcid que vai avaliar e votar o pedido de aumento do depósito de resíduos e mais prazo, já que a àrea atual está praticamente esgotada. 

Entretanto, a decisão final ficará com o prefeito e vereadores que também dependendo da posição que adotarem, ficarão eternizados na história caieirense, como o ex-prefeito Névio e vereadores na época que aprovaram a Lei que autorizou o CTR de "primeiro mundo" no Município. 

Os caieirenses devem se perguntar o que farão com o passivo ambiental com a capacidade do lixão quase esgotada, óbviamente a empresa irá embora, e como ficará ? a prefeitura assume a administração da bomba ambiental ?. 

Uma sugestão é chamar a Cavo de volta para tratar do assunto, a propaganda estilo "Goebells" na época foi eficaz e precisa, convenceu o povo que o CTR de primeiro mundo seria uma maravilha para Caieiras, no momento a sucessora Essencis já trata o CTR em seus panfletos como "Aterro" . 

Como os resíduos de qualquer tipo são um problema de ordem mundial, ninguém seria imbecil o suficiente para não apoiar um CTR, mas no nosso caso foi o perfeito conto do vigário praticado por uma empreiteira que dispensa comentários sobre sua decencia e honestidade.

A omissão das autoridades municipais e estaduais é vergonhosa e fica a pergunta no ar: porque não exigiram o cumprimento do projeto eia-rima  e do Consema ?. A Essencis se quiser agir com transparencia deve apresentar todas as exigências desse projeto cumpridas, apresentar ao povo de Caieiras e não a portas fechadas. 

 

 


edson navarro