Versão para impressão

09/06/2017
Comcid teve debates acalorados

Na última reunião realizada (7-06-17) os Conselheiros opinaram sobre vários assuntos que vão afetar a vida dos Caieirenses, veja a seguir:

Plano de Mobilidade Urbana

Está sendo elaborado pela empresa Geobrasilis e o debate foi claro e objetivo, destaque para os Conselheiros Fabio e Camilo, que fizeram importantes considerações sobre o tema. O primeiro disse que o sistema viário no Jardim S.Francisco é caótico por conta da excessiva interferência dos moradores, Camilo disse que a empresa de ônibus tem problemas por conta dessas intervenções, ruas que não servem para o tráfego dos coletivos são utilizadas, como por exemplo ladeiras íngremes e esquinas impossíveis de manobrar, os veículos acabam quebrando o asfalto, calçadas, etc. e sobra para a empresa.

“A Geobrasilis apresentou aos conselheiros o início dos estudos do Plano de Mobilidade Urbana que junto ao poder público garantem a participação efetiva do Conselho da Cidade e da população.

Seguirá as exigências do Plano Federal do Ministério das Cidades na realização das audiências públicas e pesquisas diretas com os munícipes.

Está em fase de definição dos pontos críticos para contagem da quantidade de carros que circulam no Município em horários de pico. Dos 15 pontos já definidos estão as principais vias e saídas para a SP 332 ( Estrada Velha de Campinas) de todos dos bairros e do centro.
O tema Mobilidade Urbana abrange não só o transito como também a melhoria dos transportes públicos e criação de novas formas de locomoção .

O planejamento futuro abre a possibilidade da criação de ciclovias viáveis e ligações acessíveis entre bairros, hoje verdadeiros labirintos de ladeiras , dificultando inclusive o trânsito do transporte público, que na sua grande maioria, não possuem espaço suficientes ou asfalto resistente para a finalidade. “

Posicionamento das Câmaras Técnicas sobre o empreendimento Estação Laranjeiras. (Loteamento).

A tônica foi as exigências da população local sobre o cumprimento do EIV e demais benfeitorias de infra estrutura.

Aterro Sanitário da Essencis

A discussão foi acalorada e produtiva sobre a ampliação do aterro, mais conhecido como lixão, a Cons. Marcia fez várias perguntas, entre elas porque a capacidade de armazenamento do lixão se esgotou rapidamente já que a previsão era para 50 anos e não durou 10 anos e qual a vantagem que a atividade traz para o Município. A polêmica foi iniciada com a resposta do Sec. do Meio Ambiente Leonardo que afirmou nada conter na Lei que impedisse a empresa de ampliar o lixão.

A resposta provocou o protesto imediato dos demais Conselheiros, começando pelo Cons. Sidnei lembrando as exigências ambientais para que a empresa funcione: Cetesb-EIA RIMA, CONSEMA, PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO,LEI 2676/96 (Municipal), Lei Federal sobre a disposição de Resíduos, etc. E que também consta na Lei vários benefícios para o Município que a Essencis tem que cumprir como: coleta gratuita do lixo gerado na Cidade, recolhimento de 1% do faturamento ao Fundo Municipal além de recolher os impostos devidos.O Cons. Sidnei ainda lembrou que a empresa não cumpriu a maioria das exigências ambientais constantes no Projeto eia-rima original e também do Consema.

EIVs (Estudo de Impacto na Vizinhança) dos loteamentos Jardins dos Abreus I e II e Nova Caieiras V.

O assunto foi levantado pela Cons. Marcia fazendo perguntas sobre a situação do Termo de Compromisso dos loteadores, o Pres. Fred ficou de providenciar os documentos para a próxima reunião.

Veja a Lei de autoria do ex-prefeito Névio Dártora e vereadores   que autorizou o lixão. Clique no link abaixo. (Câmara Municipal)

http://www.scandoc.com.br/cm_caieiras/leis/resultado.php?type=0&number=2676&author=&subject=&lawtext=&fromYear=&toYear=&page=1

Clique no link abaixo para conhecer a história do lixão de Caieiras

http://www.caieiraspress.com.br/historia.php?acao=verDestaque&id_colunas=17
 


 


 



 


Edson Navarro