Versão para impressão

03/02/2018
Comcid: se houver reunião, vai esquentar

A reunião será no dia 7 de fevereiro .se houver. Foi solicitado por três Conselheiras a inclusão na pauta  do atual assunto polêmico, a construção de três ou cinco (?) torres de apartamentos pela Cooperativa Conex. 

O sistema  de aquisição de bens através do cooperativismo tem causado dúvidas mas é simples. A pessoa adquire uma quota da Cooperativa e torna-se um cooperado, no caso a finalidade é a construção de apartamentos e o custo é rateado por todos. 

O custo. É aí que começam os problemas e acabam como o triplex do Guarujá, se a Cooperativa não for muito bem administrada por gente idonea e competente, o desastre é certo. 

No caso da Conex existem dúvidas quanto a àrea divulgada, segundo informações  extra oficiais  ela teria sido desmembrada na década de 1970 em 10 lotes, mas a divisão virou imbróglio e até hoje existe ações judiciais pleiteando o reembolso de valores pagos, uma delas do Sr. Eugenio Crema  Proc. 0003175-6351996-8260198 - Forum de Franco da Rocha - última movimentação em 08/11/17- entretanto, essa ação aparentemente não consta no registro da àrea no Cartório do Registro de Imóveis,  caso seja feita a anotação, o imblóglio certamente vai aumentar. 

Mas, no caso de uma Cooperativa se o objeto dela não der certo e o dinheiro da aquisição das quotas estiver garantido, ela pode  simplesmente ser dissolvida por decisão dos cooperados. O problema será se os valores investidos tiverem sido gasto ou não existirem mais, é prejuízo na certa. Portanto, todo cuidado é pouco.

A situação do empreendimento ainda não tem aprovação da Prefeitura , o processo continua correndo com várias exigências, uma delas é  a aprovação pelo Comcid  cujos Conselheiros tem uma enorme responsabilidade e podem responder por atos que causem qualquer tipo de prejuízo ao Município. 

Quanto aos vizinhos do projeto a grande maioria não aprova, dizem que mais 10 mil pessoas no local vai transformar o bairro num caos cuja infra-estrutura não é das melhores. Mais um problema para a Cooperativa em conseguir aprovar o EIV (Estudo de Impacto na Vizinhança), o EIV necessariamente tem que ser assinado por um Economista , por conta dos gravames que ocorrerão no orçamento do Município, mais dispendios  com a saúde, educação, mobilidade urbana que já é  precária, etc. 

 

Leia abaixo a solicitação de inclusão na pauta de reunião do Comcid feito pelas Conselheiras.

Caieiras, 01 de Fevereiro de 2018

Ao Presidente do COMCID de Caieiras

Ao Secretário do COMCID de Caieiras

Seguem nossa solicitação para inclusão dos seguintes assuntos na pauta da próxima reunião ordinária do COMCID a realizar-se no dia 07/02/2018 às 16:00:

- TERRAÇO NOBRE:

Ler em voz alta para aprovação dos conselheiros o encaminhamento, feito na última reunião do COMCID dia 20/12/2017, solicitando providências à Prefeitura de Caieiras.

Ler em voz alta para conhecimento dos conselheiros a Certidão de Diretrizes 811/2017 de 21/12/2017 em anexo.

Solicitar a presença do Sr. José Augusto Alvaro Sobreiro para apresentar aos conselheiros o processo 11382/2017 de 10 de Outubro de 2017 com a intenção de esclarecer os documentos apresentados pelo empreendedor que possibilitaram a emissão da Certidão de Diretrizes 811/2017 de 21/12/2017.

- CONTRUÇÃO DE 3 CASAS EM 2 LOTES

Apresentar aos conselheiros quais foram as providências tomadas pela Prefeitura para coibir a construção de mais de uma casa em lote unifamiliar como está acontecendo no Jardim Europa e no Jardim Helena conforme apresentado por munícipe e pela conselheira Márcia na audiência pública de mobilidade com posterior apresentação de fotos e endereço ao Presidente do COMCID.

- DIRETRIZES QUE EXIGEM EIV EM 2017

Apresentar aos conselheiros as Certidões de Diretrizes emitidas em 2017 que contém exigência de análise de EIV pelo COMCID.


Márcia Ananias de Araújo- Luverci Rossati Duval- Mileine Navarro


Edson Navarro