Versão para impressão

27/09/2019
Faculdade de Caieiras

Caieiras tem uma unidade da Uniesp/Universidade Brasil, é a Faculdade de Caieiras. www.uniesp.edu.br com logotipo da Universidade Brasil

Acusada de fraude no FIES, venda de vagas, calote em professores a Uniesp/Universidade Brasil acumula acusações.

Operação da Policia Federal em 03/09, visou desmontar grande esquema de fraudes na concessão do Financiamento Estudantil do Governo Federal (FIES) e na comercialização de vagas e transferências de alunos do exterior (principalmente Paraguai e Bolívia) para o curso de medicina em Fernandópolis/SP.

O dono e reitor da Universidade Brasil/Uniesp, Fernando Costa e outros foram presos pela Polícia Federal e foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informações e estelionato majorado, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão. Eles serão ouvidos e posteriormente levados para cadeias da região onde permanecerão presos à disposição da Justiça Federal.

A Polícia Federal informou que dos 22 mandados de prisão da Operação Vagatomia, 16 foram cumpridos pela manhã. Seis pessoas estavam foragidas. Entre os presos estão o filho do empresário (preso no aeroporto de Guarulhos), funcionários da universidade e o presidente e o vice do Fernandópolis Futebol Clube. Fernando Costa foi preso em São Paulo.

Reincidente – Não é a primeira vez que a polícia bate na porta das escolas de Fernando Costa. Em abril deste ano, a Polícia Federal prendeu a secretária da Universidade Brasil em investigação por venda de vagas. No mês seguinte, maio, o Ministério Público Federal abriu ação contra a Universidade Brasil por preenchimento ilegal de vagas. Os sindicatos integrantes da Fepesp acumulam queixas contra a Uniesp/Universidade Brasil – inclusive de não pagamento de reajustes salariais, trabalho durante férias/recesso, e desconto de contribuição assistencial de professores e auxiliares sem repasse ao seu destino.

CPI – A fraude da Uniesp entra em uma lista de irregularidades que já foram motivo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito movida na Assembleia Legislativa de São Paulo, proposta pelo deputado estadual Carlos Giannazi. As denuncias foram encaminhadas ao Ministério do Trabalho.

Na polícia, a Uniesp também enfrenta acusação de fraude no sistema de financiamento estudantil do Fies, com a reclamação de alunos que receberam a promessa de ressarcimento completo de empréstimos para bolsas, mas acabaram ficando apenas com as dívidas.

Em Caieiras a Faculdade responde por vários processos Judiciais, inclusive uma Ação Popular juntamente com a Associação Caieirense de Ensino. Segundo o autor da ação teria havido fraude na licitação para concessão do prédio de propriedade da Prefeitura , com o envolvimento de políticos.

Fontes: Fepesp - G1 e vários sites na Net.


Edson Navarro